Publicado em 25 out 2022

A Qualidade dos sistemas de esgoto sanitário doméstico a vácuo

Redação

O esgoto sanitário doméstico representa as águas servidas que escoam de uma unidade habitacional ou de uma economia doméstica e uma estação de tratamento de esgoto sanitário doméstico é aquela que permite reduzir o nível de demanda bioquímica de oxigênio (DBO) de um esgoto sanitário doméstico, separando o conteúdo sólido do líquido, de modo a tornar o efluente compatível com um corpo receptor (riacho, rio, lagoa, etc.). A estação de vácuo é uma construção central, normalmente na parte mais baixa de uma rede de coleta, na qual se produz o vácuo necessário ao transporte do esgoto sanitário doméstico. A estação de vácuo compreende as bombas de vácuo, o tanque coletor, os dispositivos de descarga e recalque, assim como os equipamentos de supervisão, de proteção e de controle. O sistema deve conduzir o esgoto sanitário doméstico de cada economia doméstica à rede de coleta e, através desta, para a estação de vácuo. A partir da estação de vácuo, o sistema deve recalcar o esgoto sanitário doméstico para a estação de tratamento. Para tanto, o sistema deve estar provido dos requisitos normativos mínimos de desempenho e operação. Para o sistema, as exigências de manutenção variam de acordo com o sistema utilizado. Um exemplo de programação de manutenção para o tanque coletor: semestral: inspeção visual interna das câmaras e conteúdo; anual; lavagem do depósito e conexões; remoção do respiradouro; a cada cinco anos: retirada de incrustações das válvulas de interface e sua substituição, caso necessário. Para a estação de vácuo, manutenção semanal: inspeções visuais; registro de horas de funcionamento das bombas de vácuo e de recalque; consumo de energia; manutenção mensal: operacional de rotina conforme manual de operação. A frequência das inspeções pode ser reduzida se for usado monitoramento remoto. A manutenção anual, mecânica e elétrica, preventiva, deve ser realizada conforme o manual de operação.

Da Redação – 

Os sistemas de redes de coleta de esgoto sanitário doméstico a vácuo têm como princípio de funcionamento a diferença de pressão entre a atmosfera e a pressão negativa no interior da rede de coleta. Envolve alguns componentes, como a caixa de válvula, a rede de coleta e a estação de vácuo. O fluxo do esgoto sanitário doméstico, desde a saída de uma edificação até a saída da estação de vácuo para a estação de tratamento de esgotos, acontece da seguinte forma: a partir de cada economia o esgoto sanitário doméstico, passando por uma caixa de inspeção, flui por gravidade até o compartimento inferior da caixa de válvula.

Assim, ao atingir um volume predeterminado, o sensor de nível aciona a válvula de interface para sua abertura. Esta permanece aberta o tempo suficiente para que a pressão de ar externo impulsione o esgoto sanitário doméstico contido no compartimento inferior da caixa de válvula para a rede de coleta, que está conectada diretamente à válvula de interface, e que se encontra sob vácuo.

Uma vez no interior da rede de coleta, o esgoto sanitário doméstico é transportado na direção da estação de v...

Artigo atualizado em 25/10/2022 06:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica