Publicado em 11 abr 2023

Os princípios para implementar um plano de segurança da água

Redação

O plano de segurança da água (PSA) é um documento, baseado na metodologia integrada de avaliação e gestão de riscos que englobe todas as etapas do abastecimento de água desde o manancial até o ponto de consumo, visando desenvolver as medidas de controle para assegurar o fornecimento de água segura. Ele precisa estar baseado no conceito de múltiplas barreiras e deve ser planejado e mantido considerando-se a ferramenta de avaliação e gestão de riscos, de maneira que seja possível identificar os principais perigos associados à obtenção, produção e distribuição da água para abastecimento público. não se podendo deixar de considerar os aspectos tecnológicos relacionados ao monitoramento da qualidade da água de mananciais e sistemas de tratamento de água de abastecimento, assim como os avanços relacionados às tecnologias de tratamento, mediante a adoção do conceito de melhor tecnologia disponível. A mensuração de risco à saúde pública é baseada em planos de gestão de riscos e identificação de perigos no abastecimento de água potável, para fornecer o benefício adicional de reduzir a probabilidade da presença de contaminantes na água produzida e distribuída. Para criar e gerir um plano de gestão de riscos de saúde pública para o seu abastecimento de água potável, é necessário definir um modelo de plano de gestão de riscos, os quais são denominados de PSA que pode variar em complexidade, em função da situação local/regional e do porte do sistema de abastecimento. Em muitos casos, os planos serão simples, com foco nos riscos-chave identificados no fornecimento do sistema de água potável. Em outros casos, serão complexos, com grande variedade de riscos e de medidas de controle.

O conhecimento prévio dos processos e atividades desenvolvidas no sistema de abastecimento de água potável (SAA) ou soluções alternativas coletivas (SAC) são de grande relevância, o que requer a identificação e avaliação de documentos relacionados ao projeto do sistema, rotinas operacionais e parâmetros de operação utilizados, além de relatórios de desempenho das unidades de tratamento e de monitoramento da qualidade da água, desde o manancial até o ponto de consumo, legislações pertinentes e outros dados pertinentes. Estas informações serão necessárias para a elaboração do PSA e planejamento das visitas de campo para a validação dos documentos e obtenção de informações complementares, principalmente aquelas relacionadas a possíveis alterações ocorridas no sistema.

Para o desenvolvimento do PSA é importante se dispor de uma descrição adequada do sistema de abastecimento de água, devendo-se considerar o estado atual em que ele se encontra, uma vez que esta descrição dará apoio às etapas subsequentes, cujo objetivo é permitir a identificação do ponto de controle crítico (PCC) e proposição de medidas de controle para sua gestão. A identifica...

Artigo atualizado em 11/04/2023 12:35.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica