Os pequenos passos para modernizar as operações industriais
Redação
Para se adaptar à nova era da indústria 4.0, as empresas deste setor necessitam de uma visão mais precisa do que está acontecendo em suas plantas para tomar a melhor decisão, e com certeza, seria bom se todos os relatórios estivessem alinhados para esta mudança. Reduzir a sucata (ou mesmo saber quanta sucata eles têm) ajudaria na sustentabilidade e a reduzir as perdas. Evitar que as máquinas quebrem, seria um sonho.
Rodney Repullo –
Duas das preocupações mais comuns sobre a adoção da manufatura inteligente são o preço e o tempo de produção. Mas, por trás delas, existe outra ainda mais fundamental: o medo da mudança. A maioria das indústrias de pequeno e médio porte tem o chão de fábrica cheio de máquinas antigas com sistemas legados, muito antigos, e contam um conjunto de sistemas ainda não integrados.
Sem falar da dependência de planilhas eletrônicas para a troca de informações entre estes sistemas, além de muitas pranchetas com décadas de idade e processos que não mudaram desde então. Imagine: os funcionários mais velhos estão se aposentando e ninguém sabe como algumas destas máquinas realmente funcionam. Outro dilema que se apresenta em muitas fábricas: por que consertar algo que não está quebrado?
Muitos alegam que tendências surgem e logo morrem, com as empresas investindo em tecnologias que não valem a pena. Mas, agora, as indústrias estão percebendo que, embora a velha maneira de fazer as coisas não tenha sido totalmente superada, algo realmente deve mudar para garantir a evolução das coisas, e que necessitam de proces...