Publicado em 03 out 2023

A amostragem dos minérios de alumínio em fluxos de movimentos e estacionários

Redação

Uma amostra é uma quantidade representativa do universo que se deseja conhecer, sendo que o método de retirada da amostra deve garantir que ela seja representativa desse universo, no que diz respeito aos parâmetros de interesse. A amostragem consiste na retirada de quantidades moduladas de material (incrementos) de um todo que se deseja amostrar, para a composição da amostra primária ou global, de tal forma que essa seja representativa do todo amostrado. Já a amostragem de minérios de alumínio pode ser feita nos fluxos de movimento e em situações estacionárias, incluindo a amostragem com esteira parada, para fornecer amostras brutas para a preparação da amostra. A amostragem com esteira parada é o método de referência para a coleta de amostras de minério com os quais outros procedimentos de amostragem podem ser comparados. A amostragem de fluxos em movimento é o método preferido e a amostragem de situações estacionárias só deve ser considerada quando a de fluxos em movimento não for possível. Os procedimentos normativos para a amostragem de situações estacionárias apenas minimizam alguns erros de amostragem. Embora as especificações normativas se destinem a cobrir todas as amostras de minério de alumínio de fluxos em movimento, os procedimentos recomendados podem não ser aplicáveis em casos de extrema segregação, por exemplo, minério muito molhado devido ao seu caráter pegajoso ou minério muito seco devido à geração de poeira. Nesses casos pode ser necessário reverter para amostragem com esteira parada.

Da Redação – 

Controlar a consistência do concentrado de minério de alumínio é difícil quando não há um protocolo de amostragem adequado. Uma estratégia de amostragem adequada é necessária para obter os dados para a garantia e o controle de qualidade eficazes. O conhecimento de várias disciplinas, incluindo estatística, geoestatística, geologia e amostragem, são necessários para estabelecer metas realistas para avaliar os níveis de exatidão e precisão em relação aos principais constituintes do minério de alumínio, ou seja, alumina disponível e sílica reativa.

A seleção de um protocolo de amostragem apropriado requer a estimativa de heterogeneidades inerentes e a aplicação da teoria da amostragem para minimizar todas as fontes de erros. As normas internacionais de amostragem descrevem os testes para avaliar a precisão e exatidão a fim de melhorar a confiabilidade dos dados. Contudo, esses testes ainda podem ser melhor aprimorados.

O requisito básico de um esquema de amostragem correto é que todas as partículas no fluxo tenham uma oportunidade igual de serem selecionadas e que apareçam na amostra bruta final para aná...

Artigo atualizado em 20/09/2023 05:32.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica