Publicado em 11 nov 2025

A determinação da massa específica aparente de solos in situ

Redação

A massa específica aparente de solos é determinada in situ principalmente pelo método do frasco de areia, que envolve escavar um furo, encher o volume do furo com areia de densidade conhecida e medir a massa da areia usada. Esse volume de areia é comparado com a massa de solo escavado para calcular a densidade. A norma técnica que rege o processo é a NBR 7185 de 09/2025 - Solos — Determinação da massa específica aparente, in situ, com emprego de frasco de areia. As suas especificações normativas definem um método para determinação da massa específica aparente do solo, in situ, com emprego de frasco de areia. Elas se aplicam aos solos de qualquer granulação, contendo ou não pedregulhos, que possam ser escavados com ferramentas de mão e cujos vazios naturais sejam suficientemente pequenos, de forma a evitar que a areia usada no ensaio penetre nesses vazios. O material deste ensaio é suficientemente coesivo e firme, de modo que as paredes da cavidade a ser aberta permaneçam estáveis e que as operações a serem realizadas não provoquem deformações. Não são aplicáveis quando as condições locais possibilitarem a percolação de água para o interior da cavidade.

O método do cone de areia é um procedimento para determinar a massa específica aparente in situ (no local), também conhecida como densidade úmida, do solo compactadoEste processo é útil em projetos de terraplenagem e construção para garantir que o solo tenha sido compactado de acordo com as especificações exigidas. O teste do cone de areia funciona com base em um princípio simples: usando areia fluida com densidade aparente conhecida, é possível medir com precisão o volume de um buraco escavado manualmente no solo. A massa específica aparente.

O procedimento completo inclui a calibração de laboratório, pois a densidade aparente do cone de areia e o volume do próprio cone devem ser determinados previamente. Inclui, ainda, o teste de campo no local que é realizado para medir o volume do furo escavado e a massa da amostra de solo removida.

A aparelhagem necessária para a execução do ensaio envolve um frasco translúcido, com cerca de 3.500 cm³ de capacidade, dotado de gargalo rosqueado, com funil metálico atarraxável ao frasco, provido de registro; bandeja quadrada, rígida, metálica, com cerca de 30 cm de lado e bordas de apoio do funil; nív...

Artigo atualizado em 06/11/2025 02:38.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica