Publicado em 17 out 2023

Os sistemas automatizados para a infraestrutura de telecomunicações, redes e TI

Redação

O sistema automatizado de gerenciamento da infraestrutura de telecomunicações, redes e TI (automated infrastructure management – AIM) envolve o hardware e o software integrados para gerenciamento da infraestrutura e intercâmbio de dados com outros sistemas. O automatizados de gerenciamento da infraestrutura de telecomunicações, redes e TI (automated infrastructure management). Existem os requisitos e as recomendações normativas que se aplicam à infraestrutura de cabeamento e gerenciamento de dispositivos conectados; aos sistemas e processos de gerenciamento da infraestrutura de TI; a outros sistemas e processos de gerenciamento de rede, como sistemas de automação de edifícios; e ao rastreamento de ativos e gerenciamento em conjunto com notificações de eventos e alertas que suportam a segurança da rede física. Para os sistemas AIM que oferecem suporte à alimentação elétrica remota em corrente contínua como uma opção, esta parte apresenta os requisitos e as recomendações de gerenciamento adicionais. Também, há especificações para uma estrutura de requisitos e recomendações para o intercâmbio de dados com outros sistemas.

Da Redação – 

Pode-se afirmar que o objetivo do sistema AIM é contribuir para a eficiência operacional e oferecer aos usuários finais as funcionalidades indicadas na norma. O sistema deve ser totalmente configurado e verificado e deve estar operacional no dia em que o cliente assumir a operação do sistema. Os sistemas AIM devem ser implementados nas seguintes fases: conceituação e especificação; anteprojeto; projeto executivo; instalação; comissionamento; e operação.

O projeto do sistema AIM deve envolver o projetista do sistema de cabeamento; o cliente para determinar os requisitos necessários; os administradores da rede; e outras áreas da empresa implicadas no projeto. Esses requisitos podem incluir a ativação de recursos específicos, como descoberta de dispositivos, a provisão de serviços, a configuração de notificações de eventos, a configuração de relatórios, convenções de nomenclatura etc.

A equipe responsável pelo projeto deve determinar, durante a fase de especificação, os relatórios ou o conjunto de informações que devem ser gerados automaticamente e em quais intervalos. Alguns exemplos são: quando o dispo...

Artigo atualizado em 18/10/2023 11:09.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica