Publicado em 30 jan 2024

A conformidade dos manômetros de tubo Bourdon usados em soldagem

Redação

O manômetro de tubo Bourdon é um dispositivo que incorpora um tubo elástico com indicação direta por ponteiro e escala graduada da pressão a ser medida para os manômetros de tubo Bourdon, normalmente utilizados em sistemas de gás comprimido em pressões de até 30 MPa (300 bar), em soldagem, corte e processos afins. Abrange também o uso de acetileno dissolvido e de gases liquefeitos sob pressão, mas não abrange os indicadores de acetileno em fábricas de produção de acetileno. Os materiais dos componentes do manômetro em contato com o gás devem ter resistência adequada à ação química do gás nas condições de operação. Os tubos Bourdon, e outras partes em contato com o gás acetileno, devem estar em conformidade com a ISO 9539. Os tubos Bourdon e outras partes em contato com o gás devem ser resistentes à ação do oxigênio e não podem ser inflamáveis em condições operacionais (por exemplo, pressões e temperaturas de trabalho). Os vedantes de rosca ou anéis de vedação também devem ser resistentes à ação do oxigênio e não podem ser inflamáveis sob condições operacionais, como, por exemplo, em pressões e temperaturas de trabalho. Há requisitos normativos para os manômetros de tubo Bourdon, normalmente utilizados em sistemas de gás comprimido em pressões de até 30 MPa (300 bar), em soldagem, corte e processos afins.

Todos os manômetros devem ser livres de óleo e graxa e de contaminações inflamáveis. Os requisitos para uso com oxigênio de acordo com a ISO 9539 devem ser atendidos. As substâncias que podem reagir violentamente com oxigênio, por exemplo, solventes e óleos à base de hidrocarbonetos, em geral, não podem ser utilizadas em manômetros, independentemente para qual gás o manômetro se destina.

Os requisitos para uso com oxigênio, de acordo com a ISO 9539, devem ser atendidos. O orifício de entrada do manômetro do tubo Bourdon deve ser limitado a no máximo 0,1 mm². Todos os materiais externos não metálicos devem ser autoextinguíveis. Sob condições normais de operação, o disco de ruptura deve ser fechado com uma membrana, disco ou tampa similar que resista ao manuseio normal.

Os ensaios descritos a seguir não pretendem ser utilizados como procedimento de inspeção de produção, mas são aplicados às amostras de manômetros submetidos à conformidade com a norma. Cada ensaio deve ser realizado com quatro amostras do mesmo modelo e versão do manômetro. As amostras devem atender aos requisitos da norma.

Os manômetros devem ser verificados quanto à conf...

Artigo atualizado em 30/01/2024 11:06.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica