Publicado em 19 mar 2024

Os atributos de um produto para a saúde para ser esterilizado por vapor

Redação

O tipo de processo de esterilização por vapor usado para processar com sucesso um produto para saúde é identificado a partir de suas características físicas, materiais e funcionais e de projeto deste produto para saúde, e a partir de qualquer sistema de barreira e/ou sistema de embalagem usado para apresentar o produto para saúde para esterilização. Já a resistência à penetração do vapor é o desafio ao processo de esterilização de um produto para saúde, incluindo qualquer barreira estéril/sistema de embalagem que retarde a obtenção dos parâmetros de processo para a esterilização por vapor em todas as partes do produto para saúde. Há orientações normativas sobre os atributos de um produto para saúde a serem considerados pelo usuário ao atribuir um produto para saúde a uma família de produtos com o propósito de identificá-lo e alinhá-lo com uma categoria de processamento para um processo específico de esterilização por vapor. Pode-se observar que, apesar de esses requisitos serem aplicáveis a instalações médicas, podem ser usados pelo fabricante de um equipamento médico estéril e/ou sempre que informações sobre o reprocessamento forem requeridas.

Da Redação – 

Os dispositivos médicos podem ser esterilizados de várias maneiras, incluindo o uso de calor úmido (vapor), calor seco, radiação, gás óxido de etileno, peróxido de hidrogênio vaporizado e outros métodos de esterilização, como, por exemplo, dióxido de cloro gasoso, ácido peracético vaporizado e dióxido de nitrogênio. Os fabricantes de esterilizadores por vapor podem fornecer os esterilizadores com uma diversidade de processos de esterilização predefinidos.

Os processos de esterilização predefinidos podem ser adequados para esterilizar uma ampla gama de produtos para saúde ou combinações de produtos para saúde, contudo, pode haver a necessidade de desenvolver processos de esterilização customizados para esterilizar produtos para saúde ou combinações de produtos para saúde que representem um desafio particular aos processos de esterilização predefinidos. Os projetos e a natureza dos materiais usados para fabricar produtos para saúde apresentam um aumento na complexidade.

Os materiais usados na fabricação de sistemas de barreiras estéreis e/ou de sistema de embalagem e a combinação de diferentes produtos ...

Artigo atualizado em 19/03/2024 09:05.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica