Publicado em 26 mar 2024

A medição da eficiência energética em elevadores, escadas e esteiras rolantes

Redação

Há os métodos normativos para a medição do consumo de energia de elevadores, escadas rolantes e esteiras rolantes em uma única unidade; e os métodos para verificações periódicas de energia em elevadores, escadas rolantes e esteiras rolantes em operação. Considera apenas a eficiência energética durante a parte operacional do ciclo de vida dos elevadores, escadas rolantes ou esteiras rolantes. Para os elevadores, este documento não abrange os aspectos energéticos, como a iluminação da caixa; dos equipamentos de aquecimento, ar-condicionado e ventiladores na cabina do elevador; da iluminação da casa de máquinas e dos espaços de maquinarias; do aquecimento ventilação e ar-condicionado da casa de máquinas e dos espaços de maquinarias; dos equipamentos não pertencentes ao elevador, sistemas de display, circuito fechado para câmeras de segurança e televisão, etc.; dos equipamentos não pertencentes ao elevador, sistemas de monitoramento (sistemas da administração dos edifícios, etc.); do efeito do sistema de despacho do grupo de elevadores sobre o consumo de energia; do consumo dos equipamentos não pertencentes ao elevador, conectados nas tomadas elétricas; e dos sistemas de armazenamento de energia, se usados como uma fonte de energia alternativa para a operação. Para as escadas rolantes e esteiras rolantes, este documento não abrange aspectos energéticos dos equipamentos auxiliares, como a iluminação, com exceção da iluminação da placa-pente, iluminação sob os degraus e sinalização de sentido; resfriamento e aquecimento; e dos dispositivos de alarme e carregadores para a bateria de emergência, etc.

Da Redação – 

A falta de informação sobre os padrões de consumo de energia dos elevadores, das escadas e esteiras rolantes de funcionamento intermitente e o desconhecimento dos proprietários dos edifícios sobre as potenciais poupanças de energia constituem os principais obstáculos à penetração da tecnologia desses equipamentos energeticamente eficientes. Embora a operação intermitente proporcione grandes economias de energia em situações de baixo tráfego de passageiros, poucas pesquisas têm sido dedicadas à análise da composição do consumo total de energia nessas situações.

No sistema elétrico do elevador em que o interruptor principal alimenta o interruptor auxiliar, as medidas podem ser realizadas no ponto de medição da energia principal na ramificação correspondente. Para medir a energia do circuito principal, em movimento, o procedimento é conectar o medidor de energia a todas as fases do circuito principal no ponto de medição da energia principal; medir e registrar as tensões de alimentação; configurar o medidor de energia para a medição de energia; configurar o elevador para viagem em ciclo automático, se disponíve...

Artigo atualizado em 26/03/2024 05:48.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica