Selecionando e treinando os avaliadores sensoriais dos atributos de um produto
Redação
A análise sensorial é uma ciência que está relacionada com a avaliação dos atributos sensoriais de um produto por meio dos sentidos. Assim, a análise sensorial utiliza avaliadores sensoriais como avaliadores de produtos. Há um protocolo de recrutamento, seleção e treinamento de avaliadores sensoriais. Um painel de análise sensorial constitui um verdadeiro instrumento de medição e, consequentemente, os resultados da análise dependem de seus membros. O recrutamento de candidatos dispostos a participarem de um painel sensorial precisa ser realizado com cuidado e considerado como um investimento, tanto de tempo quanto de dinheiro. Há especificações normativas para os critérios de seleção e procedimentos para o treinamento de avaliadores sensoriais treinados e especialistas em alimentos e bebidas, bem como produtos para casa e cuidados pessoais. São aplicáveis a todas as indústrias envolvidas com a avaliação de produtos utilizando os sentidos.
Da Redação –
Pode-se dizer que a avaliação sensorial pode ser realizada por quatro tipos de avaliadores (ver figura abaixo): avaliadores sensoriais inexperientes; avaliadores sensoriais selecionados; avaliadores sensoriais treinados; e avaliadores sensoriais especialistas.
É necessário realizar uma seleção preliminar dos candidatos na fase de recrutamento, a fim de eliminar aqueles que seriam inadequados para a análise sensorial. A seleção final deve ser feita após a seleção e treinamento. Os métodos de seleção e treinamento a serem empregados dependem das tarefas destinadas aos avaliadores sensoriais treinados e aos avaliadores sensoriais especialistas.
Os avaliadores sensoriais trabalham em um painel sensorial que é conduzido por um líder de painel sensorial. Em certos casos, especialmente para análise sensorial descritiva, o painel sensorial pode ser dividido em subgrupos especializados.
O procedimento recomendado para o treinamento de um painel sensorial envolve: o...