O papel do RH na promoção do bem-estar e na gestão dos acidentes de trabalho
Redação
Além do impacto direto na vida dos trabalhadores, as empresas também enfrentam sérias consequências financeiras e reputacionais decorrentes da negligência em segurança, incluindo multas, interdições e danos à imagem. Portanto, a prevenção de acidentes é uma estratégia para otimizar custos, aumentar a produtividades e, principalmente, uma questão humanitária.

Caroline Alves –
No Brasil, a cada hora, são registrados 70 acidentes de trabalho, resultando na trágica marca de 2,5 mil mortes, segundo os últimos dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (Smartlab). Tais números alarmantes reforçam a urgência de implementar medidas eficazes de prevenção e proteção no ambiente profissional.
Sabe-se que, além do impacto direto na vida dos trabalhadores, as empresas também enfrentam sérias consequências financeiras e reputacionais decorrentes da negligência em segurança, incluindo multas, interdições e danos à imagem. Portanto, a prevenção de acidentes é uma estratégia para otimizar custos, aumentar a produtividades e, principalmente, uma questão humanitária.
O papel do setor de recursos humanos (RH) é importante para mudar essa realidade, atuando na gestão integrada de segurança e saúde ocupacional. Isso é possível por meio de uma abordagem proativa, que envolve treinamentos, conscientização, conformidade com as normas regulamentadoras e criação de uma cultura organizacional de prevenção.
A legislação brasileira, por meio das Normas Regulamentadoras (NR), esta...