A segurança operacional de locomotivas autônomas dedicadas a trens cargueiros
Redação
O sistema de transporte de cargas ferroviárias automatizado compensa a ausência de um maquinista ou equipe de atendimento que, de outra forma, é responsável por algumas ou todas as funções de operação dos trens operando com locomotivas para trens de carga. Os requisitos normativos apresentam as informações que podem auxiliar as autoridades ferroviárias e as autoridades reguladoras de segurança a estabelecerem os requisitos de segurança apropriados para os sistemas de controle e comando de locomotivas autônomas dedicadas a trens cargueiros (SCLA). Esses parâmetros baseiam-se na experiência adquirida com os sistemas SCLA já em operação e as especificações de segurança, para cada aplicação específica, são estabelecidas a partir dos resultados de uma análise de risco, considerando as condições em que o sistema SCLA é instalado e com base nos princípios de aceitação de risco vigentes no ambiente local.
Considerando a diversidade de soluções técnicas que podem ser adotadas para novos sistemas SCLA e a diversidade de condições operacionais, pode-se apresentar uma lista de situações de perigo genéricas. Uma salvaguarda específica pode ser aplicada para mitigar a situação perigosa relacionada. No entanto, a análise de risco específica pode demonstrar a necessidade de modificação em alguns requisitos de uma salvaguarda escolhida para considerar condições específicas.
Cada projeto específico de um novo sistema SCLA e cada aspecto do ambiente topográfico, ambiental, social ou legal específico do novo sistema SCLA também pode gerar novos perigos e, portanto, pode requerer requisitos de segurança adicionais. É necessária uma análise de perigo específica para identificar requisitos adicionais ou requisitos a serem modificados.
Assim, não se requer a implementação de uma proteção para cada situação de risco genérica identificada. Isso ocorre porque, muitas vezes, o risco associado a uma situação perigosa pode ser avaliado como tolerável sem a necessidade de uma proteção. Esta avaliação é de responsabilidade da operadora detentora do SCLA, considerando...