Avaliando a iluminação natural ou a luz do dia em ambientes internos
Redação
Todos os usuários devem compreender que para a avaliação da iluminação natural ou luz do dia, a fim de fornecer uma percepção adequada da iluminação em ambientes internos e proporcionar uma visão adequada do exterior. Eles fornecem as recomendações para o número mínimo de horas de exposição ao sol em ambientes internos específicos em climas frios e para o controle do excesso de exposição à luz solar direta em ambientes não residenciais. Incluem as recomendações sobre como usar a luz do dia para prover iluminação natural em ambientes internos, como avaliar a probabilidade de ofuscamento e como avaliar a exposição à luz solar. Também determinam as métricas e fornecem os princípios de cálculo e de verificação a serem utilizados para a avaliação das condições de iluminação natural ao longo dos dias e do ano. Eles introduzem os métodos para avaliação de estímulos não visuais relativos ao potencial circadiano, bem como considerações para explicar as diferentes sensibilidades dos observadores de várias idades. Aplicam-se a todos os ambientes de permanência prolongada, exceto quando o uso da luz do dia é contrário à natureza e à função da atividade desempenhada no ambiente.
Da Redação –
Além dos parâmetros de classificação, os usuários devem considerar o valor estético dos objetos incluídos na vista e a composição da vista. O valor estético da cena dentro da vista está correlacionado à complexidade, ao grau de manutenção, ao interesse histórico de edificações e monumentos, etc.
A composição da vista pode ser examinada também por uma fotografia da vista tirada a partir dos pontos de referência dentro do ambiente (ver a NBR 15215-4). Para uma composição adequada, os elementos geralmente apreciados não podem ser fragmentados e um equilíbrio entre o lado esquerdo e direito da imagem visível deve ser assegurado.
Somam-se a isso as informações ambientais, como localização, tempo, clima, natureza e presença de pessoas que também são importantes. Recomenda-se que a classificação subjetiva adicional de informações ambientais seja: Nível I incluindo hora do dia, clima e localização; Nível II, incluindo, adicionalmente, informações sobre a paisagem natural e/ou antrópica; e Nível III, incluindo todos os itens anteriores.
Um método de verificação simplificado para avaliar a vista para o ex...