Publicado em 02 set 2025

A segurança e o desempenho dos oxímetros de tecido cerebral

Redação

A estimativa da saturação do oxigênio do sangue no tecido do cérebro pelo equipamento de oximetria é usada cada vez mais em muitas áreas da medicina. Há especificações normativas à segurança básica e desempenho essencial de oxímetros de tecido cerebral, que emprega a luz em múltiplos comprimentos de onda para derivar uma medida quantitativa da saturação do oxigênio da hemoglobina dentro do volume do tecido amostrado sob o sensor preso cabeça. O oxímetro de tecido cerebral pode ser baseado em tecnologias de luz contínua, domínio da frequência ou domínio temporal.

Da Redação – 

A oximetria tecidual cerebral está disponível comercialmente desde a década de 1990, com o uso clínico inicial que ocorre principalmente no campo de anestesia cardíaca. Com as melhorias na tecnologia e no custo dos oxímetros de tecido cerebral, juntamente com os dados de pesquisa clínica, o uso se espalhou para incluir monitoramento durante a cirurgia vascular, trauma e neuro, juntamente com a cirurgia na posição de cadeira de praia e outras áreas onde a perfusão cerebral pode estar em risco.

As diretrizes de sociedades bem informadas começaram a recomendar o uso ou a consideração de monitoramento da oximetria de tecido cerebral em que a perfusão cerebral está em risco, embora vários deles tenham tomado uma posição equivocada enquanto aguardam mais dados para apoiar as recomendações firmes. Foi considerado pelos comitês que as informações para apoiar os clínicos na tomada de decisões informadas sobre como e quando usar os oxímetros de tecido cerebral com base nas características do equipamento e diferenças comparativas dos fabricantes seriam clinicamente valiosas e aumentariam a utilidade dos oxímetros de t...

Artigo atualizado em 26/08/2025 01:06.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica