Publicado em 06 jun 2018

Os ensaios de telhas, blocos e tijolos cerâmicos

Redação

As telhas, os blocos e os tijolos cerâmicos são fabricadas com argila analisada e preparados em processo de prensagem ou extrusão e queimados de forma a permitir que os produtos atendam às condições normativas.

telha

Da Redação –

As telhas cerâmicas devem garantir a segurança das residências contra a ação do vento, poeira, ruídos, sol, chuva, granizo e outras intempéries. Por isso, são fundamentais e é uma das mais antigas e acessíveis opções de telha disponíveis, sendo uma opção muito popular, adequando-se muito bem ao clima tropical e oferecendo uma ótima relação de custo-benefício

Devem apresentar um som metálico, parecido ao de um sino, quando suspensas por uma extremidade e devidamente percutidas (suavemente com cabo do martelo). As principais exigências que devem ser atendidas são: ausência de fissuras, esfoliações, quebras ou rebarbas que prejudiquem o perfeito acoplamento entre as telhas; queima adequada e uniforme; peso reduzido; fraca absorção de água e impermeabilidade; regularidade de forma, dimensões e coloração; superfície sem rugosidade; arestas finas; baixa porosidade; e resistência à flexão.

Não devem apresentar esfoliação, defeito em forma de escamação ou desagregação da massa cerâmica em partes da telha e fissura, abertura estreita que atravessa total ou parcialmente o corpo da telha na direção de sua espessura.

Não podem ter rebarbas, não podendo apresentar sobra de material presente nas suas bordas prejudicando o encaixe ou as condições especi...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica