Publicado em 22 jan 2019

Os ensaios em portas corta-fogo para saída de emergência

Redação

O enclausuramento de escadas e a compartimentação das edificações visam compor a setorização de riscos, de forma a controlar a propagação de fogo e fumaça, permitir a saída segura das pessoas e facilitar as operações de combate e resgate. Em ambas as situações as portas compõem essas soluções.

porta2Da Redação -

As portas corta fogo são as utilizadas para o fechamento de aberturas em paredes para isolar e compartimentar o fogo, isolando a escada de emergência, antecâmaras, saídas de emergência, casa de máquinas, etc. São utilizadas para proteger as rotas de fuga em caso de emergência de incêndio. São dotadas de ferragens especiais (dobradiças em aço, maçanetas de alavanca ou barras antipânico) e de fechamento automático, por meio de dispositivo incorporado à dobradiça.

Uma porta corta-fogo para saída de emergência pode ser do tipo de abrir, com eixo vertical, constituída por folha (s), batente, ferragens e, eventualmente, mata-juntas e bandeira, que atende às suas características, impedindo ou retardando a propagação do fogo, calor e gases, de um ambiente para o outro.



A porta é um conjunto constituído de batente ou portal, folha da porta – fabricada em material totalmente resistente ao fogo, fechadura, dobradiças e outros artigos...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica