Publicado em 27 ago 2019

A amostragem em poluição do solo

Redação

O solo possibilita o crescimento e o desenvolvimento de milhares de espécies de plantas, o que só é possível a partir de sua combinação com outros elementos da natureza — como água e ar, além de matérias minerais e orgânicas. A poluição do solo é caracterizada por alterações que modifiquem a estrutura padrão e natural do chão, terra ou superfície, prejudicando as formas de vida e sua colaboração para as interações ecológicas regulares. Em geral, este tipo de poluição é causado por diferentes materiais, que podem ser: fertilizantes, componentes químicos, medicamentos, metais, acidentes, desastres naturais, etc. Pode-se conhecer os métodos de amostragem, manuseio, armazenamento e preparação para análises de amostras dos solos.

poluição2Da Redação –

O solo é a camada de material orgânico e inorgânico que cobre a superfície rochosa da terra. A porção orgânica, derivada da decomposição de animais e plantas, concentra-se na parte superior do solo. Já a parte inorgânica é formada por fragmentos de rochas.

Outros componentes do solo são a água e o ar, que variam de acordo com a ocorrência de chuvas. A poluição do solo, também chamada de contaminação do solo, é causada pela introdução de químicos ou alteração do seu ambiente pela ação do homem. Essas substâncias químicas levam à poluição e, direta ou indiretamente, à poluição da água e do ar.



Defensivos agrícolas utilizados em grande escala — tais como herbicidas, inseticidas e demais produtos — não só afastam insetos e pragas, mas também causam a poluição do solo da região em questão. Quando esses produtos são utilizados por longos períodos, os alimentos podem ser contaminados e o local pode se tornar infértil.
...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica