Publicado em 05 nov 2019

A Qualidade no armazenamento dos agrotóxicos

Redação

Os agrotóxicos estão sendo cada vez mais utilizados, tanto em volume quanto em quantidade de ingrediente ativo por área plantada. A utilização desses insumos apresenta características atraentes para o produtor rural, pois traz simplicidade e facilidade, além de necessitar de pouco entendimento de processos básicos para a sua aplicação. Contudo, em todos os locais onde são armazenados, os agrotóxicos precisam cumprir as normas técnicas sobre o assunto, a fim de garantir a segurança e a saúde das pessoas e preservar o meio ambiente e o produto.

agrotóxico2.jpg

Hayrton Rodrigues do Prado Filho – 

O aumento do uso de agrotóxicos vem acarretando problemas ambientais bastante sérios para o campo. Um dos principais está relacionado à sua estocagem dentro da propriedade que, por muitas vezes, é feita de forma não condizente com as boas práticas agrícolas e ambientais.

A situação atual do armazenamento de agrotóxicos em diversas propriedades brasileiras é preocupante. Apesar das leis vigentes no país, é possível observar muita resistência ou desconhecimento do produtor para se adequar às normas estabelecidas para tal finalidade.

 



Os agrotóxicos são produtos químicos utilizados na agricultura com o objetivo de controlar pragas que atacam as plantações. Para ter efeito, eles são compostos por diversos componentes químicos que são verdadeiros venenos e altamente tóxicos quando usados indevidamente.

Devido à alta toxidade, o armazenamento inadequado de agrotóxicos pode causar sérios dados...

Artigo atualizado em 02/04/2020 09:25.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica