Publicado em 31 mar 2020

Os ensaios não destrutivos por meio de ondas guiadas

Redação

As ondas guiadas são ultrassônicas ou sônicas que se propagam ao longo da tubulação e são guiadas pelas suas superfícies ou pela sua forma, sendo o comprimento de onda da ordem de grandeza da espessura. São ondas de tensão mecânica que se propagam contidas nos limites estruturais de tubos ou placas com comprimentos de onda comparáveis às dimensões de espessura do tubo ou placa. São usadas em ferramentas de ensaio rápido ou de triagem para detectar, localizar e classificar defeitos de corrosão. Grandes seções da tubulação podem ser filtradas rapidamente com 100% de cobertura volumétrica para determinar locais precisos de danos por corrosão. As inspeções mais detalhadas podem ser concentradas nos locais críticos, economizando tempo e dinheiro. Essas inspeções locais podem ser feitas usando a digitalização por ondas guiadas no equipamento ou com outro método de ensaio não destrutivo complementar. Essa abordagem de triagem e varredura fornece um meio econômico de garantir que as medições representativas sejam feitas em comprimentos consideráveis da tubulação. Conheça os requisitos para a realização do ensaio não destrutivo por meio de ondas guiadas com propagação axial em tubulações, dutos e estruturas tubulares aéreas em temperaturas até 70°C.

Da Redação – 

O ensaio de ondas guiadas é um método padrão de ensaio não destrutivo (NDT) para inspecionar tubulações em muitas áreas industriais, como seções de petróleo e gás, petroquímica e de geração de energia. O modo de onda guiada por torção é altamente sensível à maioria dos tipos de defeitos, ao mesmo tempo em que ocorre baixa atenuação na maioria das situações.

Na maioria das aplicações, este modo é ideal para inspeções de tubulações longas. Soldas, suportes, defeitos e outros recursos geram ecos a partir dos quais suas localizações e severidades (no caso de um defeito) podem ser medidas. Os dados são geralmente analisados no local para que qualquer acompanhamento ou inspeções complementares possam ser realizadas imediatamente.

O fato de as ondas guiadas poderem se propagar por várias dezenas de metros significa que você pode inspecionar áreas que são muito caras para inspecionar usando outros métodos. Por exemplo, as seções enterradas de cruzamentos de estradas ou tubulações isoladas. Além disso, esse ensaio pode ser executado como uma inspeção única ou repetir inspeções no mesmo local que pode ser usado para fins de monitoramento.

Diferentes configurações de ensaio são possíveis ao trabalhar com ondas guiadas. Normalmente, são empregadas técnicas de pulso-eco, nas quais o mesmo sistema transdutor é usado para enviar e receber os sinais. As técnicas usam dois sistemas de transdutores localizados a uma distância co...

Artigo atualizado em 04/04/2020 02:10.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica