Publicado em 07 abr 2020

Transformação digital: lidando com a mudança

Redação

Compreendendo os efeitos sociais da tecnologia digital.

Henry J. Lindborg - 

Perturbados pela tecnologia, prontos para serem digitalmente transformados e ansiosos pelas carreiras, recebemos muitas explicações, comiseração e conselhos sobre o ambiente de trabalho em evolução. Na biblioteca crescente sobre o tema, uma fonte que vale a pena consultar é The Work of the Future: Shaping Technology and Institutions. O relatório do outono de 2019 é de uma força tarefa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Massachusetts Institute of Technology – MIT).

A força tarefa pretendeu identificar um caminho construtivo adiante - fundamentado em evidências do que está acontecendo hoje, empregando profunda experiência em tecnologia e ciências sociais e aplicando suposições e extrapolações razoáveis para antecipar o que pode acontecer amanhã. (1) Precisamos de um guia confiável à medida que entendemos os efeitos sociais da tecnologia - um esforço que tem um longo primeiro plano.

Um pioneiro no rastreamento de tendências sociais e na previsão do efeito da tecnologia foi William F. Ogburn, sociólogo da Universidade de Chicago. O autor de Social Change foi chamado para chefiar o comitê de pesquisa da Herbert Hoover sobre tendências sociais de 1930 a 1933. Em 1937, Ogburn liderou a publicação do Comitê de Recursos Nacionais dos EUA, Technological Trends and National Policy - um trabalho inovador em previsão.

Em uma longa e distinta carreira como sociólogo e estatístico, Ogburn avaliou as consequên...

Artigo atualizado em 07/04/2020 05:58.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica