Publicado em 05 mai 2020

A cibersegurança em sistemas elétricos

Redação

A digitalização de sistemas elétricos é uma parte importante da melhoria e manutenção do desempenho operacional. No entanto, assim como nos sistemas de TI, a tecnologia operacional (TO) está se tornando cada vez mais exposta ao risco de ataques cibernéticos.

Rafael Soares - 

A internet das coisas (IoT) está ajudando muitos negócios a manterem sua vantagem competitiva, 94% dos que adotaram a IoT já estão vendo retorno sobre seus investimentos. Mais e mais empresas estão digitalizando suas infraestruturas, incluindo sistemas de distribuição de energia elétrica. Medidores inteligentes, disjuntores e outros dispositivos estão crescendo em inteligência e conectando-se a poderosas aplicações analíticas.

Independentemente de onde estão hospedadas, seja na nuvem ou em infraestrutura local, as aplicações habilitadas para IoT em conjunto com os sistemas de distribuição de energia, estão ajudando as equipes de instalações e finanças a se aprofundarem em seus sistemas elétricos para obter as informações necessárias para uma nova gama de benefícios operacionais. Dentre esses benefícios podemos destacar:

• Melhoria da segurança - O monitoramento térmico contínuo fornece detecção precoce de condições que podem causar incêndios.

• Melhoria da potência e do desempenho energético - Analisar o consumo está ajudando a revelar ineficiências e reduzir custos. Analisar as condições de energia está ajudando a reduzir o tempo de inatividade, isolar problemas e restaurar a energia mais rapidamente.

• Melhoria no desempenho dos ativos - A visibilidade em tempo real da integridade dos disjuntores e de outros ativos críticos permite manutenção preditiva, o que ajuda a evitar riscos, prolongar a vida ú...

Artigo atualizado em 05/05/2020 02:52.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica