Publicado em 06 out 2020

A Qualidade das obras de alvenaria estrutural

Redação

A alvenaria estrutural é um sistema de construção em que as paredes da edificação fazem a função estrutural, não sendo necessário o emprego de vigas e pilares para a sustentação do edifício, substituindo o método tradicional de concretagem. A alvenaria do tipo estrutural se caracteriza pelo emprego de blocos de concreto ou cerâmicos autoportantes. Deve-se frisar ao fornecedor a escolha do bloco estrutural no ato da compra pois geralmente o mesmo possui blocos estruturais e de vedação para a venda. A alvenaria estrutural surgiu com a intenção de substituir o método tradicional usando a viga, o pilar e a laje de construção, objetivando uma obra mais barata, mais rápida e mais limpa. A alvenaria estrutural tem a função de sustentar o peso da estrutura e, portanto, não deve ser confundida com alvenaria de vedação. Os blocos de alvenaria estrutural podem ser de concreto ou cerâmica e são vazados na vertical, não possuindo fundo. A alvenaria estrutural pode ser armada em caso de edifícios mais altos ou não armadas para edifícios de até quatro pavimentos. Importante conhecer os métodos de ensaio de elementos em alvenaria construídos com blocos e tijolos cerâmicos e de concreto (prisma, pequena parede e parede), submetidos a esforços de compressão axial, cisalhamento, flexão e flexocompressão.

Da Redação – 

O sistema construtivo de alvenaria estrutural é muito utilizado, atualmente quando comparado ao de estrutura convencional de concreto armado com alvenaria de vedação como o sistema de vigas e pilares em concreto pré-fabricado e a estrutura de madeira, estrutura metálica, etc. Este sistema é interessante quanto ao ponto de vista econômico quando bem projetado e bem executado. Para isso, deve-se dispor de um bom gerenciamento de obra a fim de conseguir bons resultados.

Os materiais, equipamentos e aplicativos devem ser usados para uma boa prática de execução do sistema construtivo por causa de todas suas particularidades e técnicas exigidas. Muitos empreendedores adotam o sistema, visando uma obra prática, rápida e principalmente econômica, com bom resultado final, custo baixo e boa qualidade do produto. Já o sistema convencional é mais usado em residências uni familiares de médio e alto padrão que consiste em vigas e pilares de concreto armado, alvenarias de vedação com blocos de concreto ou cerâmico sem função estrutural, a construção pré-fabricada em concreto armado ou estrutura metálica, que é bem usado em galpões, indústrias, etc.

O sistema estrutural consiste em fabricar os elementos estruturais (vigas, pilares, lajes, etc.) na empresa fabricante com toda sua tecnologia e transportar os elementos para a obra, montando-a também com tecnologia e prática, geralmente com vãos e alturas consideráveis. A alvenaria estr...

Artigo atualizado em 06/10/2020 05:53.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica