Os ensaios de desempenho dos chumbadores de adesão química usados na construção
Redação
A ancoragem das estruturas metálicas com elementos estruturais de concreto, por meio do uso de chumbadores, é comum na construção civil. A utilização de chumbadores vem, a cada década, evoluindo e ganhando cada vez mais importância no mundo da engenharia. Antigamente, a depender do caso, para se fazer uma ancoragem era necessário quebrar a peça de concreto, instalar uma armação ancorada em forma de J ou L, para posterior nova concretagem ou grouteamento. Hoje não é necessário tanto trabalho, pois com desenvolvimento das furadeiras e chumbadores, é possível obter o mesmo resultado por meio de um furo no concreto e a instalação de um chumbador de adesão química. Com isso, existe um ganho de produtividade e uma redução de mão de obra, dois fatores vitais para redução de custo de uma obra. Os chumbadores de adesão química são para uso pós-concretagem, ou seja, são instalados com o concreto já endurecido. Eles obtêm a sua resistência de ancoragem por meio de um composto químico, colocado entre a parede do furo e a parte embutida do chumbador. Os materiais usados incluem resina epóxi, resina de poliéster, materiais com base de cimento ou outros tipos semelhantes, que endurecem através de reação química. Existem procedimentos normativos para uma variedade de ensaios para determinação da resistência da ligação por adesão, desenvolvida pelo adesivo entre um elemento de fixação de aço e a superfície das paredes de um furo aberto no concreto ou na alvenaria estrutural (incluindo os elementos da alvenaria, o rejunte com argamassa e o graute), e para determinação dos efeitos sobre essa ligação de uma variedade de fatores, incluindo temperatura elevada, incêndio, radiação, umidade e ação de congelamento e descongelamento.
Da Redação –
A alvenaria estrutural (estructural masonry) é aquela construída unicamente com blocos de concreto vazados com ou sem armaduras, destinada a suportar cargas de compressão, recebendo graute para reforço nas células que irão receber o chumbador. Para os efeitos normativos não são consideradas alvenarias estruturais aquelas alvenarias construídas com blocos cerâmicos maciços ou vazados, mesmo quando sujeitas a cargas estruturais. O chumbador de adesão química (adhesive anchor or bonded anchor) obtém a sua resistência de ancoragem através de um composto químico colocado entre a parede do furo e a parte embutida do chumbador. Os materiais usados incluem resina epóxi, resina de poliéster, materiais à base de cimento ou outros tipos semelhantes que endurecem através de uma reação química.
Importante entender que esses produtos podem sofrer o deslocamento ou displacement, que é um movimento de um chumbador em relação ao membro estrutural. Para ensaio de tração, o deslocamento é medido ao longo do eixo do chumbador e para ensaio de cisalhamento o deslocamento é medido perpendicularmente ao eixo do chumbador, em milí...