Publicado em 05 Jan 2021

Os parâmetros dos dispositivos eletromecânicos para circuito de comando

Redação

O dispositivo elétrico para circuitos de comando destina-se ao comando, sinalização e intertravamento etc. do dispositivo de manobra e comando. Os dispositivos para os circuitos de comando podem compreender dispositivos associados, tratados em várias normas, como os instrumentos, os potenciômetros e os relés, de tal forma que estes dispositivos associados sejam utilizados para os propósitos especificados anteriormente. Fundamental que os elementos de comando possam ser identificados por símbolos gravados. Se um botão fim de curso possuir qualquer símbolo gravado ou marcado no elemento de comando, então este símbolo deve ser um círculo ou um oval (significando o valor zero). O símbolo circular ou oval somente deve ser utilizado para botões fim de curso. As letras ou as palavras podem ser utilizadas onde o espaço disponível for suficiente para assegurar uma identificação legível. Em todos os outros casos, as marcações de identificação devem ser colocadas em etiquetas permanentes que circundem cada elemento de comando ou proximamente adjacentes a ele. Os símbolos devem estar de acordo com a IEC 60417. Quanto aos materiais para a fabricação, deve-se chamar a atenção especial para a qualidade de resistência à umidade e à necessidade de proteger certos materiais isolantes contra umidade. A aptidão à utilização dos materiais é verificada por: realização dos ensaios no produto; ou a realização dos ensaios em partes retiradas do produto; ou a realização dos ensaios em quaisquer partes de um material idêntico com uma espessura representativa; ou fornecimento das informações do fornecedor do material isolante que atenda aos requisitos da NBR IEC 60695-2-12. A aptidão à utilização deve ser determinada com relação à resistência ao calor anormal e ao fogo. O fabricante deve indicar os métodos que devem ser utilizados. Se um material idêntico com as partes de espessuras representativas já satisfizer os requisitos de qualquer um dos ensaios da IEC 60947-1:2007/AMD1:2010, 8.2.1, então estes ensaios não precisam ser repetidos. Dessa forma, deve-se entender os requisitos para os dispositivos para circuitos de comando e elementos de comutação, destinados a comandar, sinalizar, intertravar, etc. os dispositivos de manobra e comando, incluindo os dispositivos para circuitos de comando com tensão nominal não superior a 1.000 V em corrente alternada (a uma frequência não superior a 1 000 Hz) ou 600 V em corrente contínua.

Os dispositivos de manobra e comando de baixa tensão são usados como chaves seccionadoras elétricas, fusíveis e disjuntores para controlar, proteger e isolar os equipamentos elétricos. O termo faz parte da definição da International International Electrotechnical Commission (IEC) como um equipamento de manobra e mecanismo de controle. Os aparelhos de manobra de baixa, média e alta tensão são usados em aplicações de distribuição de energia, enquanto os aparelhos de controle de baixa e média tensão são usados em aplicações industriais para controlar e proteger equipamentos, especialmente motores elétricos, de surtos, falhas de aterramento e curtos-circuitos, e para fornecer funções de controle básicas como iniciar / parar e aumentar a velocidade.

Esses dispositivos são usados com frequência em centros de controle de motores (CCM), porém os CCM são sistemas grandes e personalizados que incluem componentes adicionais, como dispositivos alimentadores de ramal, unidades de frequência variável, controladores lógicos programáveis, unidades de ca e medidores. Além disso, são vendidos como soluções completas com todos os componentes pré-instalados e ligados ...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica