A manutenção preditiva pode ganhar mais eficiência com as redes wireless
Redação
As redes sem fio possibilitam monitorar ativos em ambientes perigosos e locais de difícil acesso, enquanto reduzem drasticamente os custos associados à instalação, manutenção e desempenho dos sistemas de monitoramento de ativos. Como os sensores sem fio em ambientes industriais nem sempre podem ser facilmente recarregados ou substituídos, eles devem ser capazes de alcançar uma longa vida útil da bateria.
Luciano Rodrigues Costa -
Uma pesquisa realizada pelo instituto Aberdeen Research apontou que o custo médio de uma parada não planejada pode chegar a US$ 260 mil hora - em operações de manufatura de grande escala. Como a redução de custos é uma das principais prioridades em todos os setores, o ideal é zerar as paradas não planejada.
Para evitar incidentes caros, estender a vida útil dos equipamentos e reduzir as ineficiências operacionais no processo, os operadores de plantas industriais estão recorrendo a soluções de manutenção preditiva baseadas em tecnologias sem fio de baixa potência. As aplicações de plantas industriais modernas geralmente envolvem a instalação permanente de sensores de vibração e temperatura em máquinas para fornecer os dados abrangentes necessários para a implementação bem-sucedida de redes sem fio.
Graças a protocolos como bluetooth low energy, muitos mais sensores sem fio podem agora ser conectados a muito mais máquinas em uma grande instalação. Esses sensores, então, reportam dados críticos de volta a um servidor central ou...