Publicado em 26 Jan 2021

Economia circular: rever os processos industriais em prol da sustentabilidade

Redação

Um dos pontos-chaves para o desenvolvimento de produtos que possam ser reaproveitados e reciclados é o design. Com base na economia circular, é possível projetar para transformar diferentes materiais em novos produtos, obtendo ganhos de escala e ainda poupando recursos naturais e minimizando os impactos ao meio ambiente. O designer tem papel fundamental nesse processo, pois será o responsável por identificar a função do produto e como utilizar, da melhor forma, os recursos e materiais para sua fabricação.

Cecília Mazza – 

Um tema importantíssimo no contexto atual da sustentabilidade é a economia circular. Hoje, empresas de todos os portes têm se unido com o intuito de encontrar soluções para os resíduos em diversos segmentos da indústria, em busca das melhores práticas, incluindo o descarte consciente e a logística reversa.

No segmento dos autoadesivos e rotulagem, por exemplo, uma grande parcela dos produtos contribui para a geração de aproximadamente um milhão de toneladas de material descartado, entre liners e esqueletos gerados pelos convertedores e usuários finais. O planeta não pode pagar por isso e nós também não. Medidas precisam ser implementadas para sanar esse problema.

De acordo com estudos, em 2050, chegaremos a 10 bilhões de pessoas em todo o mundo. Esse crescimento populacional aumenta também a demanda das indústrias e, consequentemente, a exploração de recursos naturais como matéria prima.

Por isso, é tão necessário pensar agora em so...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica