Publicado em 05 out 2021

A uniformidade da distribuição de água em irrigação com sprayers ou aspersores

Redação

A máquina de irrigação pivô central é automatizada, consistindo em uma ou mais torres autopropelidas que suportam uma tubulação e que rotacionam em torno de uma torre central, e por meio da qual a água fornecida na torre central flui radialmente para fora para ser distribuída por sprayers ou aspersores localizados ao longo da tubulação. A máquina de irrigação linear móvel consiste em uma série de torres autopropelidas que suportam uma tubulação transversal ao sentido de deslocamento, movimentando-se de tal maneira que a tubulação permaneça, geralmente, em uma linha reta, percorrendo o campo em uma trajetória linear, e por meio da qual a água é fornecida à máquina de irrigação em qualquer ponto ao longo da tubulação e distribuída sobre uma área basicamente retangular por sprayers ou aspersores localizados ao longo da tubulação. A irrigação por aspersão/spray é o método de aplicação de água de maneira controlada, semelhante à chuva. A água é distribuída por meio de uma rede que pode ser composta por bombas, válvulas, tubulações e sprinklers. Os aspersores de irrigação podem ser usados para uso residencial, industrial e agrícola. A irrigação por spray é um sistema de irrigação moderno e comumente usado, mas também requer maquinário. Atualmente, os sistemas de irrigação por pulverização em grande escala são usados em grandes fazendas. Os sistemas podem ser simplesmente com sprinklers ao longo do comprimento ou um sistema de pivô central que atravessa um círculo nos campos. Os sistemas de pivô central têm várias estruturas de metal (em rodas giratórias) que seguram o tubo de água nos campos. Os motores elétricos movem cada quadro em um grande círculo ao redor do campo e o tubo é fixado na fonte de água no centro do círculo, esguichando água. A profundidade da água aplicada é determinada pela taxa de deslocamento do sistema. Unidades individuais têm normalmente cerca de 400 m de comprimento e irrigam cerca de uma área circular de 530 m². Em sistemas de alta pressão, pode haver grandes pistolas de água ao longo do tubo. Uma alternativa às pistolas de água de alta pressão é o sistema de aspersão de baixa pressão ou irrigação por gotejamento. Nesse processo, a água é borrifada suavemente para baixo nas plantas em vez de ser atirada para o alto. Os sistemas de baixa pressão são mais eficientes porque muito menos água evapora ou é expelida dos campos se houver vento forte. Embora ainda amplamente em uso hoje, o sistema de irrigação por pulverização de alta pressão pode ser bastante ineficiente. Muita água, até 35%, é perdida por causa da evaporação e dos ventos. Os sistemas de irrigação mais eficientes estão sendo usados com mais frequência. Deve-se conhecer um método de campo para determinação da uniformidade de distribuição da água no campo de máquinas de irrigação pivô central e linear móvel com sprayers ou aspersores.

Da Redação – 

Os sistemas de irrigação por aspersão incluem o pivô central, o movimento linear, a pistola móvel, conjunto permanente e conjunto sólido. Os sistemas de microirrigação incluem a irrigação por gotejamento e microaspersores. Nenhum sistema é o melhor para todas as aplicações. Depois de decidir instalar um sistema de irrigação, deve-se considerar vários fatores importantes antes de decidir qual sistema é o melhor para a situação.

Esses fatores incluem a colheita, o custo de combustível e disponibilidade, o custo inicial, os requisitos de trabalho, o tamanho e a forma do campo, e a fonte de água. Em algumas situações, pode haver considerações adicionais, sendo que quando se possui algum equipamento, como um poço ou unidade de bombeamento, pode-se querer adaptar o sistema a este equipamento existente.

O pivô central é o sistema de irrigação mais amplamente usado em vários locais, sendo um sistema autopropelido que gira em torno de um ponto do pivô central. O mecanismo de acionamento para este sistema pode ser a pressão de água, o óleo hidráulico ou os motores elétricos.

A maioria dos sistemas em uso ...

Artigo atualizado em 05/10/2021 06:16.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica