Publicado em 26 out 2021

A tecnologia de modelagem da informação da construção (BIM)

Redação

O building information modeling (BIM) é um processo de criação do modelo virtual com informações técnicas da edificação. Ele permite a colaboração de diferentes profissionais durante a viabilidade, projeto, planejamento, execução e operação do edifício. Ele não é um programa, e sim um sistema onde você pode utilizar várias ferramentas, como o Revit, Navisworks, Archicad, Altoqi e TQS para inserir, editar ou ler informações do modelo. Portanto, o BIM é um conjunto de bancos de dados das disciplinas do projeto que devem conversar através de um tipo de arquivo denominado IFC. Com esses dados integrados e ferramentas específicas pode-se identificar as interferências, fazer simulações financeiras, de conforto térmico ou acústico. Para isso ser possível o modelo deverá ser organizado através de algumas informações que possibilitem a comunicação. Isso é chamado de parametrização. Na verdade, o setor de arquitetura, engenharia e construção (AEC) há muito é atormentado por preocupações como altos custos, entregas lentas e falta de comunicação. Isso, em grande parte, pode ser atribuído à falta de colaboração eficiente entre as partes envolvidas em um projeto, incluindo arquitetos, empreiteiros, engenheiros, proprietários, designers e gerentes de instalações. A tecnologia avançada, como o BIM está mudando isso, melhorando os processos e a tecnologia envolvida no processo de construção. O BIM é uma ferramenta inteligente baseada em modelo 3D que fornece aos usuários uma representação digital das características físicas e funcionais de uma instalação. Este tipo de representação permite uma maior compreensão do planejamento, projeto, construção e gestão do espaço. Quando implementado corretamente, o BIM pode resolver os problemas de comunicação da construção e fornecer um recurso de conhecimento compartilhado que pode ser usado como uma base confiável para decisões durante o ciclo de vida de um edifício. A série NBR 15965 de 07/2011 - Sistema de classificação da informação da construção define a terminologia, os princípios do sistema de classificação e os grupos de classificação para o planejamento, projeto, gerenciamento, obra, operação e manutenção de empreendimentos da construção civil, além de definir as informações (ou dados referenciados e utilizados durante o processo de criação e manutenção de um objeto construído) para aplicação na tecnologia de modelagem da informação da construção, pela indústria de arquitetura, engenharia e construção (AEC).

Da Redação - 

O BIM permite a integração entre os projetos na sua elaboração utilizando-se do ambiente tridimensional, para corrigir incompatibilidades desde a sua concepção. A metodologia permite também uma melhor visibilidade dos projetos, tornando mais facilitado o entendimento destes, sendo que a metodologia tridimensional de projeto é mais completa e minimiza erros e tempo de projeto. A atividade de compatibilização tem grande influência na eficiência do projeto e ela se compõe em uma atividade de gerenciar e integrar os projetos, minimizando conflitos, simplificando a execução, reduzindo tempo e mão de obra.

A integração entre os projetos é inviável em um ambiente 2D CAD, porém é possível com a utilização da tecnologia BIM. É uma metodologia que visa integrar, os projetos e projetistas, contribuindo por fim na redução de custos gerados nas obras. A metodologia se aplica a cada etapa do empreendimento, contribuindo de diversas formas para tornar mais eficaz o desenvolvimento de suas etapas.

Os sistemas BIM mais avançados incluem um banco de dados de todas as informações de construção relacionadas e dados intel...

Artigo atualizado em 26/10/2021 11:25.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica