Publicado em 14 jun 2022

A avaliação de conformidade das fontes de soldagem a arco elétrico

Redação

A fonte de soldagem a arco é um equipamento para fornecer corrente e tensão, com as características exigidas para a soldagem a arco elétrico e os processos associados. Também pode fornecer serviços a outros equipamentos e auxiliares, por exemplo, energia auxiliar, líquido de resfriamento, eletrodo consumível de soldagem e gás para proteger o arco e a área de soldagem. A soldagem a arco exige um equipamento (fonte de energia ou máquina de soldagem) especialmente projetado para esta aplicação e capaz de fornecer tensões e corrente cujos valores se situam, em geral, entre 10 e 40 V e entre 10 e 1.200 A. Nos últimos anos, houve um desenvolvimento constante no projeto e construção de fontes para soldagem associados com a introdução de sistemas eletrônicos para o controle nestes equipamentos. Existem três requisitos básicos que uma fonte de energia para soldagem a arco deve atender: produzir saídas de corrente e tensão nos valores desejados e com características adequadas para o processo de soldagem; permitir o ajuste destes valores de corrente e/ou tensão para aplicações específicas; e variar a corrente e tensão durante a operação de acordo com os requerimentos do processo de soldagem e aplicação. Adicionalmente, o projeto da fonte precisa atender outros requisitos, como estar em conformidade com exigências de normas e códigos relacionados com a segurança e funcionalidade; apresentar resistência e durabilidade em ambientes fabris, com instalação e operação simples e segura.; possuir controles/interface do usuário de fácil compreensão e uso; e, quando necessário, ter interface ou saída para sistemas de automação. Esse tipo de equipamentos deve atender obrigatoriamente os requisitos normativos das fontes de soldagem a arco elétrico e aos processos associados projetados para usos industrial e profissional, e alimentados por uma tensão que não exceda 1.000 V, alimentados por bateria ou acionados por meios mecânicos.

Da Redação – 

A soldagem manual com arco elétrico é um sistema que utiliza uma fonte de calor (arco elétrico) e um meio gasoso gerado pela combustão de revestimento do eletrodo, mediante o qual, é possível a fusão do metal adicional e a peça. Esse processo realiza-se por intermédio do circuito elétrico.  A fonte de energia para soldar provem de uma máquina de corrente contínua (cc) ou corrente alternada (ca), a qual forma um circuito elétrico, por meio dos fios condutores do eletrodo à peça.

Esse circuito fecha-se pelo contato da peça com o eletrodo. O arco formado é a parte em que o circuito encontra maior resistência e é o ponto onde se gera a fonte de calor. A alta temperatura gerada no arco permite a fusão do metal base e a vareta adicional.

Essa temperatura permite também a combustão dos elementos componentes do revestimento que, ao gasificar-se, cumprem diversas funções, tais como: desoxidar, eliminar impurezas, facilitar a passagem da corrente e especialmente proteger o metal fundido das influências atmosféricas. Esse sistema caracteriza-se por sua versatilidade e economia. Pode ser aplicado na união de...

Artigo atualizado em 14/06/2022 12:07.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica