Publicado em 07 jun 2022

Os princípios de um projeto para os rótulos de segurança de produtos

Redação

Um sistema de comunicação de informação de segurança sobre produtos envolve os leiautes para os rótulos de segurança de produtos que podem ser utilizados para transmitir informações de segurança relacionadas à instalação, operação, uso, manutenção e/ou descarte de um produto. Os rótulos de segurança de produto não são para ser utilizados como sinais de segurança nas paredes de locais de trabalho e edifícios públicos. Os rótulos de segurança de produtos que incluem texto podem ser utilizados quando algumas das informações de segurança necessárias não puderem ser comunicadas de forma simbólica, quando a combinação de sinal de segurança com texto é considerada mais eficaz ou quando os requisitos legais em países exigem o uso de texto para comunicação de informação de segurança. A educação é uma parte essencial de qualquer sistema que forneça informação de segurança. Como a quantidade de informação de segurança necessária para operar ou reparar um produto com segurança pode ser mais do que um rótulo de segurança de produto, a documentação de acompanhamento do produto (por exemplo, documentação do produto, manual de instalação, manual de operação, manual de serviço) pode complementar os rótulos de segurança de produto para fornecer ao usuário as informações adicionais necessárias para a segurança. A documentação do usuário de um produto também oferece um local para conscientizar os usuários sobre o significado dos símbolos de segurança e dos símbolos de informação complementares de segurança mostrados nos rótulos de segurança de produto. É importante que o significado de um rótulo de segurança de produto seja claramente entendido por aqueles que usam o produto. Para aumentar a compreensão dos rótulos de segurança de produto, os fabricantes são fortemente encorajados a incorporar informação que ajude as pessoas a entender o significado dos rótulos de segurança de produto nos documentos do usuário do produto, como, por exemplo, nos manuais de operação, instruções, literatura de segurança, manuais de serviço etc.). A informação do ponto de venda também deve ser incentivada dentro do ambiente de varejo. Além de reproduzir os rótulos de segurança de produto na sua documentação, a reprodução das definições de componentes do produto ajudará a educar o usuário a reconhecer os componentes do rótulo de segurança do produto. Por isso existem princípios de projeto para os rótulos de segurança de produtos, ou seja, quaisquer itens fabricados e oferecidos para venda no curso normal do comércio, incluindo, mas não se limitando, a produtos de consumo e equipamentos industriais. O objetivo é alertar as pessoas para um perigo específico e identificar como ele pode ser evitado.

Da Redação – 

Perigo é uma palavra-sinal utilizada para indicar uma situação iminentemente perigosa que, se não for evitada, resultará em morte ou ferimentos graves. O sinal de advertência geral é aquele utilizado para significar um risco geral e ele é padronizado/registrado como ISO 7010-W001. Este sinal de segurança pode ser utilizado para chamar a atenção para um rótulo de segurança de produto.

Assim, antes de desenvolver um rótulo de segurança de produto, deve-se fazer uma avaliação dos perigos do produto e do risco associado a cada perigo. A chave para este exercício é avaliar quais riscos residuais permanecem após as medidas de proteção terem sido tomadas no projeto e na proteção de perigos e determinar quais desses perigos devem ser abordados com o uso de rotulagem de segurança.

Há várias opções a serem feitas ao se projetar um rótulo de segurança de produto que esteja em conformidade com a norma técnica, incluindo o uso somente sinais de segurança ISO 7010, individualmente ou colocados juntos em um rótulo múltiplo de segurança de produto; acrescentar texto suplementar de informação de segurança aos sinais d...

Artigo atualizado em 07/06/2022 04:56.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica