Publicado em 26 jul 2022

O ensaio de correntes parasitas em componentes metálicos ferromagnéticos

Redação

As correntes parasitas são as que circulam em condutores como redemoinhos em um riacho, sendo induzidos por campos magnéticos variáveis e fluem em circuitos fechados, perpendiculares ao plano do campo magnético. Eles podem ser criados quando um condutor está se movendo através de um campo magnético, ou quando o campo magnético ao redor de um condutor estacionário está variando, ou seja, qualquer coisa que resulte no condutor experimentando uma mudança na intensidade ou direção de um campo magnético pode produzir correntes parasitas. O tamanho da corrente parasita é proporcional ao tamanho do campo magnético, à área da espira e à taxa de variação do fluxo magnético e inversamente proporcional à resistividade do condutor. Como qualquer corrente que flui através de um condutor, uma corrente parasita produzirá seu próprio campo magnético. A Lei de Lenz afirma que a direção da corrente magneticamente induzida, como uma corrente parasita, será tal que o campo magnético produzido se oporá à mudança do campo magnético que o criou. Essa resistência criada pelos campos magnéticos opostos é explorada na frenagem por correntes parasitas. Por isso deve-se entender o ensaio de correntes parasitas pulsadas para encontrar áreas com anomalias ocorridas em serviço (corrosão ou erosão) e avaliar a espessura de componentes metálicos ferromagnéticos, para detecção de regiões críticas com perda de espessura (internas ou externas), com ou sem a presença de revestimento, isolamento ou cobertura metálica protetora contra intempéries.

Da Redação – 

O ensaio por correntes parasitas ou eddy current baseia-se na Lei de Indução de Faraday, onde o campo magnético, gerado por uma bobina quando alimentada por uma corrente elétrica alternada, induz, na peça a ser ensaiada, as correntes elétricas, também denominadas parasitas. Quando existe uma descontinuidade no material onde estão as correntes parasitas, a circulação é afetada, desbalanceando o sistema, possibilitando sua detecção e dimensionamento.

O ensaio de pulsed eddy current (PEC) deve ser realizado de acordo com um procedimento escrito que deve conter pelo menos os requisitos listados na tabela abaixo. O procedimento escrito deve estabelecer um único valor, ou uma faixa de valores, para cada requisito.

O executor do ensaio de PEC deve dispor de um procedimento escrito, de caráter geral, de acordo com este documento. Os requisitos gerais para a aplicação e uso do método PEC para um determinado componente são descritos em documentos aplicáveis, como as normas d...

Artigo atualizado em 26/07/2022 05:45.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica