Publicado em 15 nov 2022

A resistência do material isolante elétrico sob condições ambientais severas

Redação

O trilhamento pode ser definido como a degradação irreversível que consiste na formação de caminhos condutivos que se iniciam e se desenvolvem na superfície de um material isolante. Esses caminhos são condutivos mesmo quando secos. O trilhamento pode ocorrer nas superfícies que estão em contato com o ar e também nas interfaces entre diferentes materiais isolantes. A cintilação do trilhamento é uma ocorrência de pequenos arcos localizados acima da serrilha do eletrodo inferior, após poucos minutos da aplicação da tensão. Estas descargas ocorrem de maneira essencialmente contínua, embora possam pular de um dente para outro até se estabilizarem, provocando um pequeno brilho no ponto aquecido que pode queimar a superfície do corpo de prova e provocar o trilhamento. As descargas que se movem rapidamente sobre a superfície entre os dois eletrodos são pouco eficientes para produzirem trilhamento. O elemento físico que define se um material é isolante ou condutor é a resistividade, ou seja, quanto ele se opõe à passagem elétrica. Além desse fator, existe a condutividade elétrica, uma substância que proporciona uma reação contrária à resistividade. A condutividade e a resistividade são elementos inversamente proporcionais, o que significa que se um conta com alta condutividade, sua resistência é baixa e vice-versa. Dadas essas informações, pode-se concluir que um material condutor não tem características de elementos isolantes. Existem métodos para avaliação da resistência ao trilhamento e à erosão de material isolante elétrico para uso sob severas condições ambientais.

Da Redação – 

Uma das características dos materiais isolantes elétricos é a resistência à passagem da corrente. Isso porque, quando eletricamente carregados, eles seguram as cargas elétricas em seu interior. Não à toa, são muito utilizados para barrar sua passagem. Além disso, há alguns tipos de isolantes elétricos que podem ser polarizados.

Ou seja, quando expostos a um enorme campo de energia externa, criam em seu interior um campo elétrico oposto, deixando ainda mais difícil a formação de correntes elétricas. Os materiais com essa característica são chamados de dielétricos. Por opor-se à movimentação de cargas, os isolantes elétricos são muito utilizados para isolar superfícies de contato.

Dessa forma, é possível evitar que aconteçam choques elétricos ou perda de energia em fios e cabos condutores. Tendo isso em vista, antes de fazer a ligação elétrica de residências e ambientes comerciais é muito importante se certificar de que os cabos contam com um bom isolante. Essa atitude ajudará a deixar o local muito mais seguro.

O trilhamento elétrico é detectado através de trilhas formadas a base de carbono na su...

Artigo atualizado em 14/11/2022 12:27.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica