A Qualidade dos materiais poliméricos usados externamente sob alta tensão
Redação
O bom funcionamento dos isoladores constitui um dos principais fatores na qualidade e confiabilidade da transmissão e distribuição de energia elétrica, de maneira que a condição desses equipamentos é foco de diversos estudos na área de sistemas elétricos, especialmente no que concerne a isoladores poliméricos. Atualmente, os isoladores poliméricos vêm gradativamente substituindo os cerâmicos (vidro e porcelana) em razão de diversas vantagens, como menor peso e custo. Entretanto, as desvantagens como a difícil detecção de falhas em seu interior e a carência de informações relativas ao processo de envelhecimento de materiais poliméricos, fomentam a necessidade de investigações aprofundadas para reduzir a possibilidade de falha do componente. Existem parâmetros normativos para as propriedades pertinentes para os materiais poliméricos utilizados no isolamento em ambientes externos e, quando aplicável, as listas dos métodos de ensaio normalizados, incluindo os requisitos mínimos. Caso não estejam disponíveis ensaios normalizados, os métodos de ensaio encontrados na literatura encontram-se resumidos. As especificações são válidas para materiais isolantes com isolamento polimérico, que são usados em aplicações elétricas de alta tensão, em ambiente externo, com tensão do sistema superior a 1.000 V, em corrente alternada, e 1.500 V, em corrente contínua. Vários ensaios são definidos apenas para corrente alternada, pois não são aplicáveis para corrente contínua. Essas aplicações são relevantes quando o invólucro é parte integrante do equipamento, por exemplo, em para-raios e terminações de cabos. O desempenho dos isoladores em operação depende de diversos fatores, como o tipo de material, o projeto e as condições ambientais.
Da Redação –
Os isoladores poliméricos têm como principal vantagem o seu menor tempo de fabricação, maior resistência e facilidade de manuseio e instalação, quando comparado com os demais isoladores. A sua composição se constitui em uma vara de fibra de vidro revestida com uma camada de silicone e acoplamentos de hardware que ligam essa vara em seus dois extremos, sendo a vara o início da produção desse isolador. A vara desempenha duas funções sendo a primeira de apoio e a segunda de isolante.
Uma das características mais importantes dos isoladores poliméricos é a hidrofobicidade, a forma como o plástico impede a água de se acumular na superfície sendo essa uma forma também do isolador polimérico ser melhor que o isolador cerâmico, fazendo assim com que se evite descargas elétricas entre o isolador e a torre de sustentação. Eles apresentam em sua superfície um material hidrofóbico que torna impossível a ocorrência de fuga de corrente, o que os torna melhores que os isoladores de porcelana. Enquanto os isoladores de porcelana e de vidro são facilmente molháveis (hidrofílicos), os materiais poliméricos resistem à formação...