Os conceitos e os princípios fundamentais para um modelo de turismo sustentável
Redação
O turismo gera muitos benefícios e pode fortalecer as comunidades ao fornecer mais renda, recursos e infraestrutura. Ele cria taxas de emprego mais altas, ajuda a preservar a cultura e o idioma e leva a uma maior compreensão cultural. Contudo, o denominado overtourism pode impactar a qualidade de vida nas comunidades locais, diminuir os recursos naturais e causar gentrificação. Ocasionalmente, pode haver o risco de as comunidades se tornarem dependentes do turismo. Alguns destinos também acham que o turismo causa disneyficação que é quando as experiências culturais se tornam tão mercantilizadas que não são mais autênticas, acarretando os efeitos colaterais prejudiciais que, muitas vezes, ofuscam os benefícios do turismo. Existem os conceitos e princípios normativos fundamentais para um modelo para o turismo sustentável, sendo aplicável a organizações públicas e privadas e a destinos turísticos, independentemente de seu tamanho e localização, além das partes interessadas envolvidas no desenvolvimento do turismo sustentável.
Da Redação –
Nos últimos dez anos, a sustentabilidade se tornou um tema de grande importância para o setor do turismo, pois diversos fatores contribuíram para a crescente importância da sustentabilidade. Meios de hospedagem, operadoras de turismo, restaurantes, atrativos turísticos, entre outros, adotaram estratégias, processos de comunicação, normas e certificações. O crescimento do interesse global nos temas ambiental e sociocultural criou nos turistas desejos de ter experiências com produtos e serviços mais sustentáveis.
A sustentabilidade no turismo é quase sempre abordada sob a perspectiva de proteção ambiental, redução da emissão de CO2 e cuidados com o consumo de água e energia. Às vezes também existem preocupações com os temas sociais, envolvimento com a comunidade local ou ainda com questões econômicas, basicamente relacionadas à viabilidade dos negócios.
No entanto, apesar do crescente interesse, atualmente as organizações entendem a sustentabilidade de formas diferentes. As organizações adotam diferentes abordagens, e as plataformas digitais espalham todo tipo de informação sobre turismo sustentável.