A comunicação na movimentação de carga com equipamentos de guindar
Redação
Os equipamentos de guindar são utilizados no içamento de cargas e incluem as gruas, guindastes, guindastes hidráulicos articulados, as pontes rolantes, os pórticos, etc. Um plano de comunicação é um documento anexo ao plano de rigging ou amarração, que estabelece os parâmetros de comunicação durante as operações de movimentação de carga e um plano de movimentação de carga ou de rigging é um planejamento formalizado de uma movimentação com um ou mais equipamentos de guindar móvel ou fixo, visando à otimização dos recursos aplicados na operação (equipamentos, acessórios e outros) para se evitar acidentes, incidentes e perdas. O sinaleiro amarrador de cargas é um profissional capacitado para realizar a inspeção rotineira dos acessórios de içamento e verificar a amarração da carga, emitindo sinais visuais ou via rádio necessários ao operador do equipamento e que auxilia na montagem e desmontagem do equipamento durante a movimentação. A sinalização envolve um conjunto dos sinais visuais ou acústicos utilizados como meio de comunicação entre o sinaleiro amarrador de carga e o operador do equipamento. Assim, a pessoa que executa a sinalização e a amarração de carga deve atender aos requisitos da NBR 17089. Os requisitos normativos são estabelecidos para orientar os profissionais na determinação da metodologia correta de comunicação em geral, para a realização das atividades de movimentação de carga. São estabelecidos também requisitos para cada tipo de sinalização. Antes de cada operação, deve-se realizar uma reunião de alinhamento das atividades a serem executadas, a fim de garantir o entendimento de todos os envolvidos. A escolha do método de comunicação (sinalização via rádio, manual e outros), necessário para a operação, deve ser conforme a norma técnica.
Da Redação –
O acesso às áreas de operação de máquinas ou equipamentos só é permitido a pessoal autorizado e nas instalações eletrônicas de importância relevante para a segurança da operação só podem ser desligadas com a autorização do responsável, excluídas as situações de emergência. Todas as máquinas, equipamentos, instalações elétricas de automação e instrumentação e auxiliares devem ser projetadas, montadas, operadas e mantidas em conformidade com as normas técnicas vigentes, as instruções dos fabricantes e as melhorias, desenvolvidas por profissional habilitado.
As máquinas e equipamentos devem ter dispositivos de acionamento e parada instalados de modo que: seja acionado ou desligado pelo operador na sua posição de trabalho; não se localize na zona perigosa da máquina ou equipamento e nem acarrete riscos adicionais; possa ser acionado ou desligado, em caso de emergência, por outra pessoa que não seja o operador; e não possa ser acionado ou desligado involuntariamente pelo operador ou de qualquer outra forma acidental. O profissional certificado como sinaleiro/amarrador deve demonstrar competência para a amarração...