Publicado em 22 Dec 2020

As estruturas-suporte para equipamentos de movimentação de cargas

Redação

Para haver um processo com uma ótima disposição de máquinas, sempre que possível os equipamentos de elevação devem estar situados acima do plano de circulação, reduzindo assim os obstáculos. Porém em alguns processos existentes, isto não é possível, assim, nesses casos são utilizadas outras soluções, como pórticos rolantes, empilhadeiras, esteiras, etc. A elevada gama de sistemas de elevação é resultado da grande variedade e espécies de carga, podendo ser empregadas para mover cargas nos mais diversos meios. O movimento de operação desses sistemas em levantar e abaixar as cargas pode também deslocar horizontalmente, girar ou mover-se em vários ângulos, sejam eles na direção vertical ou horizontal. Para realizar o dimensionamento, é preciso saber do ponto de partida do projeto, ou seja, carga a ser levantada, dimensões da cabine, se vai possuir ou não contrapeso, entre outros detalhes. existem vários fatores a serem observados na hora de projetar e especificar. Dentre eles, destacam-se a capacidade de carga, o tamanho do vão (distância entre trilhos), a altura de elevação necessária, o tipo de serviço que será executado, a frequência de utilização e o layout da movimentação. A incidência de umidade, a temperatura e a existência de elementos como gases ou vapores, que podem agredir os mecanismos ou a pintura da estrutura metálica, também devem ser analisados previamente. Cabe ao especialista em movimentação de carga orientar a escolha do modelo do equipamento. O projeto de movimentação de carga deve ser iniciado juntamente com o projeto do edifício. Prever a estrutura do prédio que receberá a estrutura-suporte poupará muito dinheiro e evitará problemas futuros ao contratante. No dimensionamento de cada elemento das estruturas-suporte, devem ser consideradas as combinações de ações que possam acarretar os efeitos mais desfavoráveis no elemento considerado. Para o caso de dois ou mais equipamentos operando sobre a mesma estrutura-suporte, devem ser consideradas as condições mais desfavoráveis de carregamento e simultaneidade de utilização dos equipamentos para cada setor da estrutura.

Praticamente todos os equipamentos de elevação precisam de uma estrutura de suporte. Alguns, como pontes rolantes e lanças giratórias, incorporam efetivamente as suas próprias estruturas. Para outros, uma solução apropriada deve ser encontrada. Na sua forma mais simples, isso pode ser nada mais do que um ponto de suspensão em uma estrutura de edifício.

No geral, há uma ampla gama de opções disponíveis para o comprador, cada uma com suas vantagens e desvantagens. No que diz respeito à segurança e eficiência, a escolha da estrutura de suporte é tão crítica quanto o próprio aparelho de elevação. Na verdade, visto que muitas vezes envolve o uso de elementos não projetados especificamente para levantamento, talvez seja ainda mais importante que se tome cuidado durante o processo de especificação e seleção.

Como com qualquer outro item de equipamento de içamento, chegar à decisão certa invariavelmente começa com uma análise das operações de içamento envolvidas. Em particular, isso deve cobrir se a carga tem que se deslocar e, em caso afirmativo, é ao longo de um caminho fixo ou sobre uma área mais ampla? Será necessária uma estrutura temporária ou ...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica