Publicado em 18 jun 2024

As medidas de segurança no armazenamento de pós agrícolas ou alimentícios

Redação

Deve haver uma preocupação dos técnicos e operadores destas unidades industriais em relação ao perigo da geração de pós combustíveis por vazamentos em equipamentos e/ou dutos no processo, resultando, nos ambientes externos a eles, em um aumento do nível de inflamabilidade e de explosividade pela dispersão de pós e poeiras combustíveis. Este aumento de risco ocorre por meio da formação de nuvem e/ou de depósitos sob a forma de camadas de poeiras e pós combustíveis no local. Com este cenário e com a presença de uma fonte de ignição, pode ocorrer um incêndio, deflagração ou explosão, desde que haja uma concentração na nuvem nos limites de inflamabilidade e/ou desde que a espessura de camada de pó e poeira depositada sobre a superfície externa de equipamentos, piso e/ou partes estruturais, como vigas, contenha no seu interior uma fonte de calor, como partículas incandescentes ou uma brasa (smoldering fire). Por isso, os sistemas de detecção, extinção, proteção e combate a incêndio instantâneo ou repentino na instalação de processos e/ou armazenamento de pós agrícolas e/ou alimentícios devem atender à NBR 16978 (todas as partes). A prevenção contra deflagração e o sistema de alívio ou ventilação devem ser previstos para detectar e aliviar os gases ou as sobrepressões decorrentes da deflagração, que possam ocorrer em equipamentos, edificações, salas técnicas e/ou outras áreas enclausuradas, de acordo com as NBR 16978 (todas as partes) e NBR 16893, respectivamente.

A prevenção contra deflagração e o sistema de alívio ou ventilação devem ser previstos para detectar e aliviar os gases ou as sobrepressões decorrentes da deflagração, que possam ocorrer em equipamentos, edificações, salas técnicas e/ou outras áreas enclausuradas, de acordo com as NBR 16978 (todas as partes) e a proteção contra explosão de equipamentos e de edificações deve ser projetada e dimensionada de acordo com a NBR 16893. A construção de edificações para o processamento e/ou armazenamento de pós combustíveis agrícolas e/ou alimentícios deve atender à NBR 16385.

Todas as edificações devem atender às NBR 5628, NBR 14323, NBR 14432 e NBR 15200. Os elementos construtivos não podem constituir fontes de ignição. As paredes de interiores construídas com o objetivo de limitar a propagação de incêndio devem ter no mínimo 1 h de resistência ao fogo e devem ser projetadas de acordo com a NBR 10636-1.

As superfícies internas onde possam ocorrer acúmulos de pó devem ser projetadas e construídas de modo a facilitar a limpeza e minimizar o acúmulo de pó combustível. Os espaços inacessíveis à limpeza devem ser selados para prevenir o acúmulo de pó. Pa...

Artigo atualizado em 13/06/2024 01:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica