Do conhecimento tribal ao digital no chão de fábrica
Redação
Assim, como fluxos de trabalho, os relatórios e processos de máquinas são digitalizados e documentados, os conjuntos de conhecimentos e habilidades dos funcionários da fábrica também devem ser documentados digitalmente e disponíveis em uma base de conhecimento. A retenção de funcionários e do conhecimento da fábrica é fundamental para o sucesso da manufatura. Assim, como é para qualquer outro ramo de negócio. O conhecimento tribal é compartilhado informalmente.
Rodney Repullo –
Historicamente, o chão de fábrica sempre dependeu do conhecimento tribal, da experiência boca a boca e da percepção coletiva dos funcionários continuamente transmitidos ao longo do tempo em uma empresa. O conhecimento tribal é definido como aquele compartilhado dentro de um grupo de pessoas, mas desconhecido fora dele. Uma tribo industrial, nesse sentido, é um grupo de pessoas que compartilham um conhecimento, um senso comum no chão de fábrica.
O problema não é a fábrica ser dependente do conhecimento tribal, mas a manutenção de registros inconsistentes ou inexistentes, que poucos fora deste grupo sabem que existem. Ou seja, quando esse conhecimento não é capturado e compartilhado, ele se perde para sempre, causando danos irreparáveis para a organização.
Assim, como fluxos de trabalho, relatórios e processos de máquinas são digitalizados e documentados, os conjuntos de conhecimentos e habilidades dos funcionários da fábrica também devem ser documentados digitalmente e disponíveis em uma base de conhecimento. A retenção de funcionários e do conhecimento da fábrica é fundamental para o sucesso da ma...