Publicado em 12 fev 2019

Os ensaios em laminados decorativos

Redação

Os laminados mais usados estão descritos a seguir. Os laminados plásticos (polipropileno, PVC, poliéster) que são as resinas plásticas, fabricadas pelo processo de extrusão plana, podendo ser em forma de chapas ou bobinas. O laminado finish foil (FF) que é um papel decorativo envernizado aplicado aos painéis através de um processo de colagem e prensagem, sob ação de calor e pressão. Os laminados melamínicos de baixa pressão (BP) são o papel decorativo impregnado com resina sintética, aplicado aos painéis através de um processo de prensagem, sob a ação de calor e pressão. Os laminados melamínicos de alta pressão (AP) são um conjunto de papéis Kraft impregnados com resina fenólica, cuja superfície é composta por papel decorativo impregnado com resinas melamínicas, podendo ser em um ou dois lados, e prensados sob condições de alta temperatura e pressão.

laminados2Da Redação –

A maioria dos móveis de madeira é revestida por lâminas e a qualidade delas é importante para a durabilidade e beleza da peça. Essa espécie de laminação se divide em amadeirado, lâmina natural e laminado decorativo, revestimentos com espessura e aplicação que variam de acordo com o fornecedor.

Quanto à madeira, o substrato empregado na fabricação de móveis pode ser apresentado sob as seguintes formas: maciço, lâmina, compensado, chapa de fibra (chapa dura, MDF, HDF), aglomerado e OSB. O amadeirado é também conhecido no mercado como baixa pressão, é um lâmina sintética cujo desenho se aproxima da madeira natural, podendo ainda ser unicolor. Combina bem com móveis de linhas retas, possui ótimo padrão de cores, não tendo nenhuma variação de tonalidade.



A lâmina natural é um dos produtos que mais valoriza o móvel, em função do desenho diferenciado de cada madeira extraída da floresta, mesmo que seja da mesma espécie de...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica