Publicado em 19 fev 2019

Os perigos dos contêineres para a acomodação das pessoas

Redação

Depois do incêndio dos contêineres no Centro de Treinamento do Flamengo, no Rio de Janeiro, com a trágica morte de dez jogadores da divisão de base, será que se pode discutir o uso desse tipo de equipamento na construção civil? Uma vez esvaziados de sua carga original, alguns contêineres estão encontrando segundas vidas como escritórios, galpões de armazenamento ou espaços de trabalho ou moradia. À primeira vista, isso parece uma ótima ideia - eles são relativamente baratos e resistentes a intempéries. Mas, esses novos usos incluem muitas coisas para as quais eles não foram projetados e podem trazer sérios riscos com eles.

contêiner2Hayrton Rodrigues do Prado Filho –

Projetados para proteger as cargas transportadas nos oceanos, os contêineres são resistentes à água e ao clima, com ventilação limitada. As duas primeiras qualidades as tornam atraentes para armazenamento, mas a última qualidade é o que pode torná-los perigosos, quando usados como moradia ou como escritórios.

Deve-se pensar qual a carga que foi transportada dentro deles ou quais os produtos químicos usados para proteger essa carga, como pesticidas ou fumigantes? Qualquer resíduo do conteúdo, incluindo vazamentos que caiam nas tábuas do piso de madeira, pode criar um acúmulo de vapores prejudiciais aos trabalhadores ou moradores que entram no contêiner, desavisados e desprotegidos.



Assim, antes de usar o contêiner em seu local de trabalho ou para moradia, limpe-o completamente e considere a substituição do piso. Deve-se tomar precauções contra contaminação durante este processo.

A fal...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica