Publicado em 09 abr 2019

A reutilização ou reuso da água

Redação

A água reutilizada ou de reuso é aquela água residuária encontrada dentro dos padrões exigidos para sua utilização nas modalidades pretendidas, ou seja, consiste no reaproveitamento de determinada água que já serviu para o desenvolvimento de uma atividade humana. Este reaproveitamento ocorre a partir da transformação da água residuária gerada em alguma atividade em água de reuso. Esta transformação se dá mediante tratamento e a reutilização pode ser direta ou indireta, decorrente de ações planejadas ou não.

reuso2A água ocupa aproximadamente 70% da superfície da Terra e é a principal responsável pela existência de vida no planeta. Além disso, é primordial para várias atividades antrópicas, como a agricultura e diversos processos industriais.

O volume total de água no planeta é constante em decorrência dos fenômenos expressos no denominado ciclo hidrológico. Nele, a água que se encontra na atmosfera eventualmente precipita sobre os territórios e oceanos, voltando à atmosfera posteriormente na forma de vapor e abrindo a possibilidade de novamente se precipitar, provavelmente em outras regiões do planeta.



Da água do planeta, 97,5% é salgada e 2,5% é doce. Da parcela de água doce, 68,9% encontra-se nas geleiras, calotas polares ou em regiões montanhosas; 29,9% em águas subterrâneas; 0,99% compõe a umidade do solo e dos pântanos e apenas 0,3% constitui a porção superficial de água doce presente em rios e lagos. O crescimento populacional, a necessidade de produção de alimentos ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica