Publicado em 23 abr 2019

Um guia para a gestão de riscos

Redação

No mundo dos negócios, a gestão de risco se refere à prática de identificar os riscos potenciais com antecedência, analisando-os e tomando medidas cautelares para reduzir o risco. O processo de identificar riscos, avaliar riscos e desenvolver estratégias contra eles é conhecido como gestão de riscos. Um plano e uma análise de impacto nos negócios são partes importantes do projeto de continuidade de negócios. Entendendo os riscos potenciais para o negócio e encontrando maneiras de minimizar seus impactos, pode-se ajudar a empresa a se recuperar rapidamente se ocorrer um incidente.

hayrton2

Hayrton Rodrigues do Prado Filho -

Os tipos de risco variam de empresa para empresa, mas a preparação de um plano de gerenciamento de riscos envolve um processo comum. Esse plano deve detalhar a estratégia para lidar com os riscos específicos do negócio. É importante alocar tempo, orçamento e recursos para preparar esse processo e uma análise de impacto nos negócios. Isso ajudará a se cumprir as obrigações legais de fornecer um local de trabalho seguro e reduzir a probabilidade de um incidente afetar negativamente a empresa.



Assim, a gestão de riscos permite identificar os fatores que podem impactar negativamente os negócios ou projetos. A empresa pode, então, implementar medidas de prevenção e/ou desenvolver ações para resposta se algum desses fatores ocorrer.

Um plano de gestão de risco claro indicará a propriedade de cada ação e delineia claramente as respostas exigidas por cada pessoa. Isso permite uma resposta con...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica