Publicado em 14 jan 2020

A conformidade da preparação do leite e produtos lácteos

Redação

O leite é uma bebida nutritiva obtida de vários animais e consumida por seres humanos. A maior parte do leite é obtida de vacas leiteiras, embora o leite de cabras, búfalos e renas também seja usado em várias partes do mundo. Nos países industrializados, o leite de vaca cru é processado antes de ser consumido e, durante o processamento, o conteúdo de gordura do leite é ajustado, várias vitaminas são adicionadas e bactérias potencialmente prejudiciais são eliminadas. Além de ser consumido como bebida, o leite também é usado para fazer manteiga, creme, iogurte, queijo e uma variedade de outros produtos. O governo publicou as regras para a produção artesanal de derivados de leite necessárias à concessão do Selo Arte, estabelecendo o regulamento técnico de boas práticas agropecuárias destinadas aos produtores rurais fornecedores de leite para fabricação artesanal de alimentos de origem animal. Além disso, deve-se conhecer as regras para a preparação de amostras de leite e produtos lácteos e a sua suspensão para a análise microbiológica quando as amostras requerem uma preparação diferente dos métodos gerais especificados para outros alimentos.

O uso de leite como bebida provavelmente começou com a domesticação de animais. Cabras e ovelhas foram domesticadas na área hoje conhecida como Irã e Afeganistão, por volta de 9.000 a.C e, por volta de 7000 a.C, o gado estava sendo pastoreado no que hoje é a Turquia e partes da África. O método para fazer queijo a partir de leite era conhecido pelos antigos gregos e romanos e o uso de leite e derivados se espalhou por toda a Europa nos séculos seguintes.
Em 1863, Louis Pasteur, da França, desenvolveu um método de aquecimento do vinho para matar os micro-organismos que fazem com que o vinho se transforme em vinagre. Mais tarde, esse método de matar bactérias nocivas foi adaptado a vários produtos alimentares e ficou conhecido como pasteurização.


Existem muitos tipos diferentes de leite. Alguns dependem da quantidade de gordura do leite presente no produto final. Outros dependem do tipo de processamento envolvido. Outros ainda dependem do tipo de vaca leiteira que produziu o leite. Outros tipos de leite são baseados no t...

Artigo atualizado em 09/06/2022 03:39.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica