Publicado em 28 jan 2020

A Qualidade na produção de soja não geneticamente modificada

Redação

A soja é uma commodity comercializada globalmente, produzida em regiões temperadas e tropicais e serve como uma fonte importante de proteínas e óleos vegetais. Desde a década de 1950, a produção global de soja aumentou 15 vezes, sendo que os Estados Unidos, Brasil e Argentina juntos produzem cerca de 80% da soja mundial. A China importa mais soja e se espera que aumente significativamente sua importação da commodity. Conheça os procedimentos para produção, transporte e armazenagem de soja Glycine max L. Merril, em grão, não geneticamente modificada, destinada ao comércio interno e externo, utilizada como alimento humano, alimento para animais e matéria prima para a indústria.

soja2Da Redação –

Atualmente, a soja é transformada em produtos alimentares, como tofu, molho de soja e substitutos da carne, mas também é consumida na forma de óleo de soja e farelo de soja. Esse último é amplamente utilizado como ração animal, ou seja, os humanos consumem grande parte indiretamente através da carne e laticínios.

A soja também chega aos consumidores como óleo - o que representa cerca de 27% da produção mundial de óleo vegetal. Embora sua forma mais comum à base de óleo seja o de mesa, a soja é cada vez mais usada na produção de biodiesel.



A soja a ser semeada pode ser convencional ou transgênica. O grão convencional não possui alterações genéticas, ao contrário do segundo tipo, uma forma de organismo geneticamente modificado (OGM). Esses são produzidos pela transferência de genes de um ser vivo para outro. Isso é feito para que o novo organismo desenvolvido seja mais resistente e diferenciado em relação a determinadas carac...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica