Publicado em 04 fev 2020

A segurança das ferramentas manuais em instalações elétricas

Redação

As ferramentas manuais isoladas devem fornecer a proteção para os trabalhadores ao redor de equipamentos elétricos ativos. Devem proteger as pessoas contra choques elétricos e arcos oferecer a proteção ao equipamento que está sendo inspecionado ou reparado. Isso é importante porque, mesmo que eletricistas ou técnicos estejam trabalhando em uma peça de equipamento desenergizada, eles provavelmente ainda estarão próximos a outros equipamentos energizados. Se eles estiverem usando ferramentas manuais que não são isoladas e entrarem em contato acidentalmente com um componente energizado, isso poderá enviar tensão ao vivo por meio da ferramenta diretamente ao usuário. Assim, é importante conhecer as ferramentas manuais isoladas e isolantes usadas para trabalho em instalações elétricas energizadas ou peças próximas a tensões nominais de até 1.000 V ca e 1.500 V cc.

ferramentas2Da Redação –

Deve-se entender que as ferramentas isoladas não são apenas ferramentas comuns com um pouco de borracha extra nas alças ou revestimento genérico na sua extremidade. Elas são projetados de ponta a ponta para proteger os trabalhadores contra choques elétricos de 1.000 V ca e 1.500 V cc.



Dessa forma, elas podem fornecer essa proteção de várias maneiras. Elas devem ser completamente dielétricas até 1. 000 V ca, o que significa que nenhuma parte do isolamento da ferramenta conduzirá eletricidade se entrar em contato com a tensão até esse nível.

Todas as partes da ferramenta, incluindo o isolamento, devem ser resistentes a chamas e devem funcionar entre -20°C a 70°C. As ferramentas como alicates e cortadores devem ter um trilho de proteção para proteger a mão do usuário de escorregar para a parte de metal exposta.

Não se pode esquecer de que as ferramentas isoladas não se restringem a eletricistas, pois s...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica