Publicado em 11 fev 2020

A determinação da faixa etária dos brinquedos para as crianças

Redação

Quando se pensa em um brinquedo adequado para uma criança, a segurança é crucial e a idade conta muito. Contudo, a indicação da idade é só uma forma de padronizar a segurança, pois as crianças podem ter diferenças e particularidades e o recomendado é ir além da indicação da faixa etária na embalagem e tomar cuidado – principalmente para os de três e quatro anos – com peças pequenas. Algumas ideias para os pais: logo depois de tirar o brinquedo da caixa: sacuda, balance, veja se não tem nada caindo, lascado ou pontiagudo; os cordões devem ter até 15 cm no máximo; confira se o acesso a baterias e pilhas está totalmente fechado, com parafusos; as tintas dos brinquedos não podem descascar; e, periodicamente, faça uma revisão dos brinquedos. Conheças as diretrizes para a determinação do início da faixa etária em que as crianças começam a brincar com brinquedos específicos, avaliando a conformidade dos brinquedos com as normas de segurança.

editorial2Todos os brinquedos devem trazer a indicação de idade em um lugar visível da embalagem. Essa informação é muito importante e deve ser levada sempre em consideração. Um brinquedo não adequado pode gerar frustração, já que a criança não vai conseguir brincar. A sensação será de derrota. Deve sempre existir um selo de conformidade e a indicação da idade garante que o brinquedo é seguro, não tendo, por exemplo, peças pequenas que possam ser engolidas. A conformidade garante que não há materiais tóxicos ou perigosos na composição dos brinquedos.



Para até um ano, os brinquedos precisam ser macios e devem estimular os sentidos. É importante evitar sons altos para não agitar demais o pequeno. A presença de um adulto durante a brincadeira é fundamental. De um a três anos, as crianças entram numa fase em que gostam de imitar gente grande. Também estão atentas a sons e adoram música. A presença de um adulto continua imprescindível.

De três a cinco anos, os brinquedo...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica