Publicado em 16 jun 2020

Só compre furadeiras que cumpram a norma técnica

Redação

A furadeira é uma ferramenta equipada com um mandril com três castanhas ou com haste cônica, projetado especificamente para furos em vários materiais, como metal, plástico, madeira, etc. Além de brocas, é possível usar outros acessórios utilizados em furadeiras, como bits/ponteiras para remover rebarbas e parafusar. A furadeira de impacto é uma ferramenta equipada com um mandril projetado especificamente para furos em concreto, pedras e outros materiais, semelhante a uma furadeira em aparência e construção, porém com um sistema embutido que fornece movimento de percussão axial ao eixo de saída rotativo. Algumas furadeiras de impacto possuem um dispositivo de desativação do sistema de percussão, de modo que elas possam ser utilizadas como furadeiras convencionais. Além de brocas, é possível utilizar outros acessórios utilizados em furadeiras de impacto, como bits/ponteiras para remover rebarbas e parafusar. A furadeira para coroa diamantada é de impacto destinada a ser equipada com brocas de coroa diamantada com ou sem um sistema com líquido para perfuração de materiais como concreto ou tijolo. 

Para evitar acidentes resultantes do uso incorreto de ferramentas manuais, é importante que os consumidores entendam o uso adequado desses itens. Os gerentes e líderes de departamento das lojas devem incentivar os funcionários a discutir suas preocupações sobre os perigos envolvidos no uso de ferramentas manuais com os compradores. Pode-se ter uma sala de treinamento, devendo-se demonstrar os métodos corretos para operar as ferramentas manuais, sendo importante que todos tenham a oportunidade de usar as ferramentas na prática. É fundamental o cumprimento da norma técnica sobre o assunto, aplicável às furadeiras portáteis e de impacto, incluindo furadeiras para coroa diamantada.

Essenciais para a instalação de dispositivos da rede hidráulica e elétrica à móveis e objetos decorativos em uma construção, a furadeira, como o próprio nome indica, serve para perfurar superfícies. Está disponível em diversos modelos, desde o mais comum a ferramentas de alto impacto, e podem ser de bancada, coluna e pneumática.

Simples ou de impacto, o que muda em cada modelo de furadeira são algumas características como potência, velocidade, tamanho e tipo do mandril, que assim como as brocas – ponteira própria para a perfuração disponíveis em formatos e espessuras diferentes – estarão relacionadas com as particularidades e resistência de cada material  a ser perfurado, como paredes de concreto, madeiras, azulejos, porcelanatos e metais, entre outros. Quanto mais resistente for a superfície, maior a exigência de força da ferramenta e, portanto, necessário um equipamento com maior potência e velocidades variáveis.

Ao escolher uma furadeira deve-se levar em consideração o tempo de uso, os tipos de materiais a serem perfurados/parafusados e se é destinado ao uso profissional ou amador e doméstico, pois existem no mercado diversos modelos, indicados para serviços leves ou pesados, que possuem características específicas que serão determinantes para o bom uso e desempenho do equipamento. E lembre-se, use os equipamentos de proteção individual (EPI) adequados, como luvas, óculos de proteção e protetores de ouvidos, toda vez que for utilizá-la.

As fura...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica