Os testes para as alegações sensoriais
Redação
As alegações são as informações sobre um produto que destacam as suas vantagens, atributos sensoriais ou perceptuais, alterações de produto ou diferença frente a outros produtos visando captar a atenção do consumidor e aumentar a visibilidade do produto no mercado. Podem ser consideradas alegações: frases e imagens. As alegações de produtos na mídia impressa ou rádio, TV ou Internet requerem dados validados que sustentem a alegação pretendida. Como acontece na maioria dos testes sensoriais, é preciso inicialmente identificar os objetivos do projeto e do teste para o estudo. É recomendado que a afirmação da alegação indique se a alegação está baseada em métodos sensoriais de laboratório ou estudos com consumidores ou alguns testes químicos ou instrumentais. As alegações sensoriais para preferência ou aceitação (preferida em relação à marca líder ou melhor do que a concorrência) requerem testes de consumidores com questões de preferência ou aceitação para sustentar a alegação. As alegações sobre atributos ou desempenho dos produtos podem ser baseadas em dados com consumidores, solicitados a responder sobre os atributos específicos, ou podem ser baseadas em testes sensoriais de laboratório planejados para medir o (s) atributo (s) específico (s). Em alguns casos, ambos os tipos de testes (consumidores e laboratório) podem ser utilizados juntos para sustentar a mesma alegação. A equipe de criação das alegações precisa determinar o tipo e o conteúdo de alegação, a população-alvo e os aspectos do produto que são o foco da alegação. Só então o teste para sustentar a alegação vai gerar dados com o foco correto e a força para sustentar a alegação. Deve-se entender como é o funcionamento do delineamento e a implementação de testes que substanciem alegações sensoriais pertinentes somente no âmbito de atributos sensoriais ou perceptuais, ou ambos, de um produto.

Da Redação –
A avaliação sensorial é um componente essencial de um projeto de pesquisa em alimentos ou desenvolvimento de produtos. É uma disciplina científica usada para evocar, medir, analisar e interpretar reações a essas características de alimentos e materiais à medida que são percebidas pelos sentidos da visão, cheiro, sabor, toque e audição. Os testes de avaliação sensorial podem ser usados em estudos de desenvolvimento de produtos, pesquisa, controle de qualidade e prazo de validade.
Em cada uma dessas aplicações, os dados da avaliação sensorial podem ser usados como base para a tomada de decisão. Vários fatores devem ser controlados na realização de um teste de avaliação sensorial para minimizar o erro experimental nos dados. Os testes sensoriais podem ser divididos em três grupos com base no tipo de informação que eles fornecem: discriminação, descritivo e afetivo. A seleção do teste apropriado deve ser baseada em objetivos claramente definidos para o projeto.
A falta de conclusão de que existe uma diferença significativa de preferência entre dois produtos não prova que dois produtos sejam igualmente preferidos. A falta de significância estatística pode ser devido a um número insuficiente de respondentes, resultando assim em um teste insensível, ou seja, um teste que não atinge a sensibilidade requerida; ou a incapacidade de encontrar uma preferência estatisticamente significativa pode ser devida ao erro de amostra...