Publicado em 10 Nov 2020

Na retomada das atividades, é melhor vender mais ou lucrar mais?

Redação

Conheça algumas dicas para a retomada das finanças das empresas agora com o reinicio das atividades comerciais de forma mais ampla. Na discussão sobre vender mais ou lucro mais, que é um problema que se vê em muitas empresas, o autor reflete as empresas não devem correr para aumentar o faturamento, mas sim criar bases para ampliar o lucro. Entre as orientações contidas na análise está o estabelecimento de metas e a criação de estratégias refletindo sobre cinco grandes áreas: crescimento apenas se for rentável; aumento das margens; redução das despesas; riscos e quitar dívidas e/ou trocá-las por dívidas mais baratas. Para cada uma dessas áreas, o especialista traz orientações de como conduzi-las para que o crescimento do lucro permita gerar caixa e aumentar o valor da empresa, tanto nos ciclos de alta, quanto nos de baixa.

Sérgio Ferreira – 

A crise vivenciada nos últimos meses foi, sem dúvida, a maior das últimas décadas. Mas já podemos dizer que o pior ficou para trás e a questão agora é como aproveitar a retomada da economia para voltar a equilibrar os negócios. E aqui vale uma dica inicial muito importante. Não volte sua atenção para aumentar o faturamento da sua empresa. Esteja atento para ampliar os lucros e o seu patrimônio.

Isso porque, nem sempre vender mais significa lucrar mais. Elevar o faturamento, dependendo de como ocorrer, também é sinônimo de reduzir o lucro da empresa e, consequentemente, seu valor. Portanto, nesta retomada da atividade econômica, tenha como objetivo aumentar seu lucro.

Para isso, o primeiro passo é estabelecer boas metas. Qual era o valor do seu patrimônio antes da pandemia e qual o valor que você almeja até o final deste ano? E em três e cinco anos? Para responder essas questões, você precisa ter um ponto de partida e o balanço patrimonial da sua empresa é uma boa referência para iniciar o cálculo do valor atual.

Caso você não tenha dados contábeis muito confiáveis, aqui vai uma dica simples...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica