Publicado em 13 abr 2021

A garantia de receita como alavanca da eficiência operacional

Redação

A crise dividiu o cenário empresarial em dois tipos de empresas: aquelas que tiveram alta da demanda e as que tiveram queda na procura por seus produtos e serviços. Neste último grupo, o momento foi de fazer ajustes no planejamento anual, buscar alternativas para contornar o momento de crise e aproveitar a capacidade intelectual ociosa para incrementar a eficiência operacional. Entretanto, com a retomada dos negócios ganhando força e para as empresas que não conseguiram ajustar esse ponto, ainda é tempo de trabalhar a preparação para o aumento da demanda, que esteve reprimida nos últimos meses. Para isso, alguns passos essenciais precisam ser seguidos, tais como o mapeamento dos processos-chave relacionados à geração e captação de receitas, a identificação dos principais gargalos, a definição dos indicadores de perda de receita e o estabelecimento da governança sobre o tema na organização. É tempo de melhorar o fluxo financeiro e otimizar a geração de caixa.

Pedro Barra – 

A pandemia literalmente sacudiu a realidade de muitas empresas. Parte dos setores viu sua demanda explodir momentaneamente. Entretanto, a maioria dos segmentos viu sua procura minguar repentinamente.

Para o grupo que experienciou a explosão, foi tempo de testar a escalabilidade dos negócios e a capacidade de gestão de mudança. Já para o grupo que passou pela baixa procura, o momento foi de fazer ajustes no planejamento anual, buscar alternativas para contornar o momento de crise e aproveitar a capacidade intelectual ociosa para incrementar a eficiência operacional.

Nesse sentido, o foco inicial mais comum é a redução de custos, que realmente pode trazer benefícios significativos. Porém, não se pode esquecer da garantia de receitas, que pode trazer benefícios tão grandes quanto ou ainda maiores do que o ataque às linhas de custo. E, melhor ainda, sem contrapartidas que, por vezes, estão associadas à redução de custos, como a diminuição de níveis de serviços, por exemplo.

continuar lendo

Artigo atualizado em 06/04/2021 05:52.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica